Notícia

Latino-Americano: Humberto Manhani leva primeiro ouro após mudança pelo tênis de mesa

Por CBTM

18/03/2015 15h26


Brasileiro de 25 anos trancou faculdade para voltar à seleção e já conquista título continental

Daniel Leal, de Buenos Aires (ARG) – 18/3/2015

Quando, há seis meses, decidiu trancar a faculdade de Engenharia Química para se dedicar exclusivamente ao tênis de mesa, Humberto Manhani tinha um primeiro objetivo: ganhar a seletiva de dezembro e voltar à seleção brasileira. O passo seguinte – subir ao topo do pódio – foi alcançado nesta terça-feira (18), ao ser campeão por equipes do Campeonato Latino-Americano, que está sendo disputado em Buenos Aires, na Argentina.

Manhani disputa pela primeira vez a competição continental. Ao lado de Hugo Calderano (73º colocado do ranking mundial), Cazuo Matsumoto (92º) e Thiago Monteiro (147º), o mesatenista de 25 anos levou o ouro sobre a Argentina logo no primeiro dia de disputas. Agora, suas atenções estão voltadas para as duplas mistas e para o individual, em que tentará o primeiro título internacional de simples da carreira.

“Abri mão de uma faculdade para treinar em dois períodos. Acabo me cobrando mais, mas sei que estou fazendo o que gosto. Vou dar o meu melhor, jogar com alegria. Espero bons resultados aqui”, afirmou Manhani, que já sentia falta do ambiente dos eventos internacionais.

“Estou um pouco ansioso, mas sei que vim para dar meu melhor. É diferente de quando se joga no Brasil e já se conhece a maioria dos jogadores. Aqui, é uma atmosfera diferente daquela a que você está acostumado”, completou.

O brasileiro bateu na trave há duas semanas, quando disputou o Aberto de Mérida, no México. Manhani chegou à decisão individual e teve oportunidades para fechar a partida, mas acabou superado pelo chileno Gustavo Gómez por 3 sets a 2.

“Fui bem no México. Mesmo perdendo a final, foi uma experiência boa, uma vivência diferente. Joguei com cubano, chileno, mexicano... Ajudou a já entrar no clima para o Latino”, disse.

O retorno à seleção adulta também demandou de Manhani um intenso trabalho físico. Em mais uma prova de superação, o santista teve de lutar contra um problema crônico nas costas para se manter entre os melhores do país.

“Essa volta é fruto de um trabalho de longo prazo. Fiz muito fortalecimento porque tive uma lesão séria nas costas. Tenho feito um trabalho intenso de musculação e fisioterapia. Estou me sentindo muito bem fisicamente”, explicou.

Nesta quarta-feira (18), Manhani disputa o torneio de duplas mistas do Latino ao lado de Ligia Silva. A parceria estreou nos 32 avos de final com vitória por 3 a 2 (11/8, 8/11, 11/8, 4/11 e 11/9) sobre os argentinos Juan Daher (405º)/María Aguerre. Nas oitavas, bateram os peruanos Johan Chávez (577º)/Janina Nieto (513ª) em sets diretos.

Os rivais das quartas sairão do duelo entre os argentinos Rodrigo Gilabert (309º)/Agustina Iwasa (366ª) e os venezuelanos Luis Díaz (383º)/Gremlis Arvelo (200ª).

O torneio de duplas mistas avançará nesta quarta até as semifinais. A decisão está marcada para sábado (21). A programação é a mesma para as chaves de duplas masculinas e femininas, em que a seleção será representada por Lin Gui/Ligia Silva, Jessica Yamada/Leticia Nakada e Hugo Calderano/Thiago Monteiro.

Todos os oito brasileiros inscritos no Latino também estarão nas disputas individuais, de quinta (19) a sábado (21). Hugo Calderano, no masculino, e Lin Gui, no feminino, são os principais cabeças de chave da competição.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?