Notícia

Aberto Paralímpico de Lignano: Seleção faz história e já garante quatro medalhas

Por CBTM

19/03/2015 11h37


No primeiro dia de disputas individuais, brasileiros conquistam melhor resultado em evento fator 40

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 18/3/2015

O primeiro dia de disputas do Aberto de Lignano, na Itália, foi histórico para o tênis de mesa paralímpico brasileiro. Nesta quarta-feira (18), a seleção garantiu ao menos quatro medalhas nos torneios individuais, uma marca nunca antes alcançada em um evento fator 40, o mais alto do Circuito Mundial. O feito incluiu ainda vitórias sobre alguns dos melhores atletas do mundo.

Confira os resultados completos desta quarta

Entre os andantes, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos garantiram vaga nas semifinais da Classe 9 feminina. Ambas passaram pela fase de grupos com duas vitórias e um revés. Dani venceu a xará holandesa Danielle de Jong (3 a 1) e a alemã Sonja Scholten (3 a 0), mas caiu diante da turca Neslihan Kavas (3 a 1), vice-líder do ranking mundial. Já Jennyfer bateu a francesa Claire Mairie (3 a 1) e a alemã Lena Kramm (3 a 0) e foi superada pela russa Olga Gorshkaleva (3 a 1), quarta colocada na lista.

Nas semis, as brasileiras terão a oportunidade de vingar suas derrotadas na primeira fase: Dani enfrentará Gorshkaleva, enquanto Jennyfer duelará com Kavas.

Na Classe 7 masculina, Paulo Salmin se manteve na briga por uma medalha ao avançar às quartas de final. Após passar com uma vitórias e duas derrotas pela fase de grupos, o brasileiro conseguiu um grande triunfo nas oitavas ao bater o francês Stephanie Messi, nono colocado do ranking mundial, por 3 a 0.

“As meninas terão dois jogos dificílimos, mas o fato de estarem nas semis é muito positivo. Elas estão muito bem. E o Paulo venceu o nono do mundo, algo muito importante. É a primeira vez que já garantimos duas medalhas num fator 40, com chance de chegar a três e pegar alguma final. É um fato histórico para o tênis de mesa paralímpico brasileiro”, afirmou o técnico Paulo Camargo.

Entre os cadeirantes, a seleção garantiu mais duas medalhas. Na Classe 4/5 feminina, Joyce venceu a sérvia Nada Matic (3 a 2), quarta melhor do mundo, e a britânica Megan Shackleton (3 a 0) para avançar diretamente às semifinais. Ela terá pela frente a tailandesa Wijittra Jaion (7ª) na disputa por uma vaga na decisão.

Iranildo Espíndola também derrubou favoritos para alcançar a semifinal da Classe 2. Depois de passar na vice-liderança de seu grupo, encarou o francês Stephane Molliens, quinto no ranking mundial, e venceu por 3 a 2. Na sequência, bateu o sérvio Goran Perlic (10º) por 3 a 1. Seu próximo adversário será o eslovaco Martin Ludrovsky (9º).

Ainda na Classe 2, destaque também para Guilherme Costa. Apesar de ter caído nas quartas, justamente para Ludrovsky, o amazonense conseguiu uma grande vitória por 3 a 2 sobre o polonês Rafal Czuper, terceiro colocado do ranking.

“É um grande resultado para o Brasil, tanto do andante quanto dos cadeirantes. Foi a primeira vez num evento fator 40 que colocamos tantos atletas em quartas e semifinais. Mesmo sem a Bruna Alexandre (terceira colocada no ranking da Classe 10), temos outros destaques”, disse o coordenador-técnico da seleção e responsável pelos cadeirantes, José Ricardo Rizzone.

O Aberto de Lignano irá até domingo (22). Após os torneios individuais, serão disputadas as chaves por equipes.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?