Notícia

Raízes chinesas ajudam Lin Gui a chegar a um dos maiores clubes na Europa

Por CBTM

19/03/2015 15h45


Amizade com austríaca naturalizada abre portas para brasileira acertar por um ano com o Linz

Daniel Leal, de Buenos Aires (ARG) – 19/3/2015

Lin Gui, 137ª colocada do ranking mundial, iniciará no segundo semestre uma nova etapa em sua carreira: a brasileira se mudará para a Áustria, onde defenderá o Linz por uma temporada. As portas do clube, um dos maiores da Europa, se abriram graças a uma amizade que tem em comum as raízes chinesas.

A ponte com o Linz foi construída por Liu Jia, que, assim como Lin Gui, nasceu na China, mas se naturalizou para defender a Áustria. Foi ela quem fez o convite à amiga para que passasse três semanas treinando no clube, no início do ano. A brasileira aceitou, impressionou os dirigentes locais e recebeu uma proposta de contrato de um ano.

“É um clube muito grande, com uma estrutura de treinos muito boa e moderna. É considerado um dos melhores da Europa. Sinto como se fosse uma família lá. Isso é muito legal para mim. Fui muito bem recebida. O clube também tem muitas chinesas, e isso me ajudou na língua, a não me sentir muito sozinha”, afirmou a atleta de 21 anos, que está com a seleção feminina em Buenos Aires, na Argentina, para a disputa do Campeonato Latino-Americano.

Lin Gui terá a oportunidade de atuar ao lado de algumas das principais atletas da Europa, como Sofia Polcanova (48ª) e a própria Liu Jia (13ª). O Linz também vive um grande momento: o clube disputa a final da Liga dos Campeões, principal competição do continente.

“Lá, vou poder disputar muitos jogos. Vou alternar entre o time A e o B. Mas, estando na Europa, poderei jogar mais partidas. Além da liga, haverá etapas do Circuito Mundial, outras competições. E também vou poder cumprir meus compromissos com a seleção e São Bernardo”, disse a brasileira.

Além da evolução técnica, Lin Gui espera trabalhar intensivamente o lado psicológico enquanto estiver na Áustria.

“Lá, todas do time A são top 100. Para chegar a esse nível, é preciso ter uma cabeça boa. Então, nas conversas e nos treinos, será possível trocar e aprender, adquirir novas experiências. Vivendo perto delas, vou entender como elas se preparam”, explicou.

Parceria chinesa

A amizade que deu origem a essa oportunidade começou de forma inusitada. Durante o Aberto do Qatar, no ano passado, Lin Gui comia sozinha quando Liu Jia se aproximou e a chamou para ajudá-la a aquecer.

“Ela ganhou e me chamou de novo. Ganhou mais uma, e chamou de novo. E assim foi até a final. Dei sorte (risos)”, contou a brasileira, que, desde então, se aproximou muito da austríaca.

Logo que chegou para o período de treinos na Áustria, Lin Gui foi muito bem recebida por Liu Jia. A brasileira conheceu a família da amiga e teve até a oportunidade de comemorar uma importante data para a cultura chinesa.

“Estava lá no período do Ano Novo chinês. A Liu Jia viajou para o Aberto do Qatar, daí a mãe dela apareceu com a filha no treino. Eu estava sozinha e ela me convidou para passar a data com elas. Ela fez um prato típico que no Brasil se chama gyosa, e que simboliza sorte para o ano inteiro. É uma tradição chinesa”, disse Lin Gui, que se sentiu acolhida com o convite.

“Foi como se fosse uma pequena comemoração. São pequenas coisas que fazem com que você se sinta bem”, completou.

A austríaca também ajudou a brasileira no momento em que o Linz ofereceu o contrato de um ano.

“Minha decisão de ficar em Linz teve muita ajuda da Liu Jia. Recebi a proposta e fomos conversar, confio nela. Ela fez uma análise do clube para mim e avaliei minhas prioridades. Conversei com o Hugo (Hoyama, técnico da seleção) também e vimos que era o melhor a fazer”, afirmou.

Apesar de ainda não ter se apresentado ao Linz, Lin Gui já acompanha de perto o dia a dia do clube. Inclusive, torceu pela equipe no jogo de ida da final da Liga dos Campeões, contra o Fenerbahçe, da Turquia – a volta está marcada para 4 de abril.

“Perdemos o primeiro jogo em casa por 3 a 2. Já estou torcendo, fiquei nervosa acompanhando (risos)”, disse.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?