Notícia

Seleção brasileira encerra participação histórica no Aberto da Itália com 10 medalhas

Por CBTM

21/03/2015 20h11


Foi o melhor desempenho do país no Circuito Mundial

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 21/3/2015

A seleção brasileira paralímpica, com uma delegação de 16 atletas, fez história no Aberto de Lignano, na Itália. Neste sábado (21), o país conquistou seis medalhas, sendo uma de prata e cinco de bronze, totalizando 10 medalhas – foi o melhor resultado da história da seleção em um torneio fator 40, o mais alto do Circuito Mundial.

Confira os resultados individuais, responsáveis por quatro medalhas

No feminino, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos venceram as francesas Marie Claire (8ª da classe 9) e romena Gabriela Constantin (11ª da classe 7) por 3 a 0 e arrancaram elogios do técnico Paulo Camargo. Na decisão, derrota para as holandesas Kelly Van Zon (1ª da classe 7) e Danielle De Jong (10ª da classe 9) por 3 a 1, mas jogando de igual para igual.

“As meninas da classe 9 se destacaram, conseguindo vencer várias atletas mais acima no ranking e terminando com duas pratas e um bronze (incluindo o individual). A Dani (Rauen) inclusive ganhou da campeã mundial classe 7 e a Jennyfer da francesa Marie Claire, na semifinal, o que ajudou muito na pontuação dela. Ficamos com o vice, tivemos chance nas duplas de levar o confronto pro 2 a 2, onde até teríamos mais chances de levar o ouro no geral”, elogiou Camargo.

Israel Stroh e Paulo Salmin (16º), na classe 7, nas quartas de final derrotaram a Grã-Bretanha/Suécia  por 3 a 0. Na semifinal, caíram diante dos ucranianos Maksym Nikolenko (1º) e Mykhaylo Popov (3º) pelo mesmo placar.

“Eles atuaram muito bem nas quartas de final, quando venceram sem perder um set. O Salmin (no individual) venceu o 9º do mundo (Stephane Messi), francês experiente, e hoje jogou muito bem com o ucraniano Nikolenko, assim como o Israel diante do Popov”, avaliou o treinador brasileiro.

Pela classe 1-2 feminina, Catia Oliveira (10ª) e Carla Azevedo (12ª) venceram Israel/Sérvia (3 a 1) e Itália (3 a 1) e foram superadas pela França (3 a 1) e pela Rússia/Coréia (3 a 0), faturando o bronze.

Entre os homens, Bruno Braga e Aloísio Lima, pela classe 1, enfrentaram os coreanos Jae-Kwan Cho (7º da classe 1) e KiWon Nam (10º) na semifinal e acabaram superados por 3 a 2, em duelo equilibrado, terminando em terceiro lugar.

Pela classe 2, Iranildo Espíndola (16º) e Guilherme Costa (18º) também conquistaram o bronze. Eles eliminaram a Espanha (3 a 2) nas quartas de final, mas não conseguiram bater os franceses Stephane Molliens (5º) e Vincent Boury (13º) na semifinal (3 a 0).

Joyce Oliveira (9ª), que faz parceria com a tailandesa Wijittra Jaion (7ª) na classe 4-5, superou Grã-Bretanha (3 a 2) e Eslovênia (3 a 1), mas caiu diante de Suécia/Israel (3 a 2) e Sérvia (3 a 1), ficando com o bronze.

Na classe 8 masculina, Luiz Felipe Manara (25º) formou parceria com o norueguês Steffen Salomonsen e caiu nas quartas de final para a Bélgica (3 a 0), dos campeões olímpicos Marc Ledoux (11º) e Mathieu Loicq (14º).

Já na classe 10, devido a lesão de Carlos Carbinatti (20º), que formaria equipe com Diego Moreira, ainda nas disputas individuais, a seleção não participou da competição.

“Saímos satisfeitos com os resultados e com o rendimento dos atletas, que é o mais importante nessa fase que estamos em preparação para as Paralimpíadas. Tivemos uma ótima participação no Mundial da China (em setembro de 2014), quando ficamos um tempo sem participar de competições internacionais, mas treinamos muito forte. E seguimos assim, trabalhando todas as áreas, com uma equipe multidisciplinar muito boa. Hoje em dia o Brasil é muito mais respeitado no Circuito Mundial. Agradecemos a confiança de todos os mesatenistas, da Confederação Brasileira de Tênis de mesa (CBTM), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Estamos no caminho certo”, finalizou Paulo Camargo.

 A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:      

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?