Por CBTM
Em Almería, brasileiro foi o primeiro latino-americano a conquistar uma etapa do Circuito Mundial
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 24/3/2015
Cazuo Matsumoto voltará pela primeira vez nesta quarta-feira (25) ao palco onde conquistou o maior título da carreira. Há dois anos, o brasileiro se sagrou campeão do Aberto da Espanha, em Almería, e se tornou o primeiro latino-americano a conquistar uma etapa do Circuito Mundial. Agora, tem a chance de voltar a brilhar no local onde fez história.
Além de Cazuo, 92º colocado do ranking mundial, outros três brasileiros estão presentes em Almería: Thiago Monteiro (147º), Massao Kohatsu (350º) e Caroline Kumahara (120ª). Para surpreender novamente este ano, o paulista de 29 anos aposta na mesma fórmula de dois anos atrás: a da tranquilidade.
“Quando ganhei, não estava sentindo aquela emoção, tratava como um torneio normal. E acho que foi isso que me fez chegar lá. Estava muito tranquilo, feliz, motivado. Não foi o melhor torneio da minha vida, mas consegui ganhar. Cada jogo foi uma batalha. Estava com essa tranquilidade dentro de mim. Eu me lembro muito disso”, afirmou.
De fato, Cazuo preciso de tranquilidade e controle mental para chegar ao título. Nas quartas e nas semifinais, diante do português André Silva e do espanhol Marc Durán, respectivamente, o brasileiro esteve prestes a ser eliminado, mas conseguiu reagir. Em ambas as partidas, saiu vitorioso por 4 sets a 3.
Na decisão, embalado pelas vitórias anteriores, Cazuo teve uma partida dura, mas venceu com autoridade: 4 a 1 sobre o francês Christophe Legout. Na comemoração, um abraço emocionado no amigo Thiago Monteiro resumiu a importância do momento.
Assim, como naquele ano, o brasileiro também vive um bom momento. No fim de semana, Cazuo foi vice-campeão individual no Campeonato Latino-Americano, em Buenos Aires, na Argentina. Cazuo foi superado apenas na decisão pelo compatriota Hugo Calderano (73º) no sétimo set.
“Não tive um caminho fácil, em cada jogo tive de lutar muito, não desistir. Nos últimos torneios, estava colocando muita pressão em mim mesmo, me sentia um pouco travado. Agora, lutei e soltei um pouco mais meu jogo. Estou muito feliz”, disse, após a prata.
Ao olhar para os últimos dois anos, Cazuo acredita que evoluiu no lado psicológico – tanto nos momentos de adversidade como na maturidade para avaliar seus próximos passos.
“Comecei a enxergar mais o que precisava fazer em treino e em jogo. Quando você ganha e perde, sempre aprende algo, sabe o que evitar, o que melhorar. Com esses dois anos, consigo ver melhor o que tenho de fazer. Essa mentalidade melhorou para mim”, explicou.
Duelos definidos
Cazuo disputará apenas a chave individual em Almería. Sua estreia será nesta quarta, diante do turco Ibrahim Gunduz (383º), às 14h (de Brasília). Depois, na quinta, às 9h15, enfrentará o dinamarquês Wang Zhixu (305º).
Confira os confrontos envolvendo brasileiros no Aberto da Espanha (horários de Brasília):
INDIVIDUAL MASCULINO
Fase Prelimininar – Grupo 3
Cazuo Matsumoto x Ibrahim Gunduz (383º) – 25/3, às 14h
Cazuo Matsimoto x Wang Zhixu (305º) – 26/3, às 9h15
Fase Prelimininar – Grupo 4
Massao Kohatsu x Miguel Vilchez (377º) – 25/3, às 8h45
Massao Kohatsu x Kenji Matsuidara (92º) – 26/3, às 9h15
Fase Prelimininar – Grupo 25
Thiago Monteiro x Rodrigo Cano (697º) – 25/3, às 15h30
Thiago Monteiro x Zhai Yujia (164º) – 26/3, às 7h45
INDIVIDUAL FEMININO
Fase Prelimininar – Grupo 16
Caroline Kumahara x Wong Chung Wan – 25/3, às 8h
Caroline Kumahara x Krisztina Ambrus (152ª) – 25/3, às 13h15
Caroline Kumahara x Hyojoo Choi – 25/3, às 7h
DUPLAS MASCULINAS
Fase Prelimininar – 64 avos de final
Massao Kohatsu/Juan Lamadrid (331º) x Jordy Piccolin (492º)/Niagol Stoyanov (91º) – 26/3, às 15h
DUPLAS FEMININAS
Fase Prelimininar – 32 avos de final
Caroline Kumahara/Sibel Remzi (169ª) x Katerina Tomanovska (261ª)/Iveta Vacenovska (57ª) – 26/3, às 16h
SUB-21 MASCULINO
Fase Prelimininar – Grupo 10
Massao Kohatsu x Rodrigo Cano (697º) – 25/3, às 6h
Massao Kohatsu x Florent Lambiet (236º) – 26/3, às 11h45
SUB-21 FEMININO
Chave Principal – 32 avos de final
Caroline Kumahara x A definir – 27/3, às 6h
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br