Por CBTM
Competição será realizada em Suzhou, na China, de 25 de abril a 3 de maio
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 7/4/2015
Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro, no masculino, e Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva, no feminino, serão os representantes brasileiros no Campeonato Mundial individual, que será disputado de 26 de abril a 3 de maio, em Suzhou, na China.
Cada país tem direito a inscrever três atletas em cada naipe. Caso tenha ao menos um top 100 do ranking mundial, uma nova vaga é aberta. Como possui dois jogadores nesta situação – Tsuboi (54º) e Calderano (60º) –, a seleção masculina contará com quatro representantes. No feminino, Lin Gui é a melhor classificada, na 130ª posição. Assim, o técnico Hugo Hoyama não teve direito ao quarto posto.
Todos os sete mesatenistas participarão das disputas individuais. Tsuboi e Calderano são cabeças de chave e estrearão já na chave principal. Cazuo (107º) e Thiago (156º) passarão pela fase preliminar, assim como Lin Gui, Carol (143ª) e Ligia (160ª) no feminino.
Nas duplas masculinas, a seleção contará com Tsuboi/Calderano e Thiago/Cazuo. Entre as meninas, Lin Gui e Carol formarão a parceria brasileira. As duplas mistas terão Tsuboi/Lin Gui e Calderano/Carol.
Apesar de o Mundial ser a maior competição do ano, a seleção tem como prioridade nesta temporada os Jogos Pan-Americanos. O evento, que acontecerá em julho, em Toronto, no Canadá, será classificatório para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
“O Mundial motiva muito. Na seleção feminina, em que o nosso foco é o Pan, qualquer vitória ou jogo com um bom desempenho vai ser uma motivação importante. Não podemos pensar no resultado, mas na atitude. E a atitude delas vem me satisfazendo muito já desde o ano passado”, avaliou o técnico da seleção feminina, Hugo Hoyama.
Os mesatenistas brasileiros vêm de bons resultados neste início de temporada. Em fevereiro, Tsuboi e Calderano foram vice-campeões de duplas do Aberto do Qatar, melhor desempenho latino-americano da história em uma etapa da série Super, a mais importante do Circuito Mundial. Já a seleção feminina alcançou um inédito quinto lugar na Copa do Mundo por equipes, em janeiro.
O mais recente compromisso das seleções foi o Campeonato Latino-Americano, realizado em março, na Argentina. O Brasil foi campeão por equipes em ambos os naipes e ainda levou mais três ouros: nas disputas individuais, com Calderano e Lin Gui, que também subiu ao topo do pódio nas duplas femininas.
A seleção já está na reta final de preparação para o Mundial. A equipe masculina seguirá treinando na Europa, enquanto a feminina ainda terá uma competição: o Aberto de Luxemburgo, de 15 a 18 de abril. A exceção é Carol, que passa por intercâmbio no clube Samsung, da Coreia do Sul.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br