Por CBTM
Atleta de Rondônia comemorou demais a conquista
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 9/4/2015
Onze anos longe das mesas e retorno com título. O roteiro é coisa de cinema e foi assim mesmo que se concretizou na final do Rating B da 2ª etapa da Copa Brasil 2015, em Manaus. A conquista de Laura Ramalho (Ypiranga Esporte Clube – RO) sobre Vera Silva (Associação Desportiva MatosTT – SP) por 3 a 1 (11/7, 9/11, 12/10 e 11/2) teve sabor pra lá de especial.
A mesatenista começou a praticar o tênis de mesa aos 11 anos de idade e com 14 teve sua grande chance, quando se mudou para Piracicaba (SP) para treinar com a equipe da FranTT, clube parceiro da CBTM, atual sede da seleção paralímpica andante.
“Quando eu comecei, a equipe de Rondônia participava das competições que davam, em razão da distância e dos recursos que eram poucos. Eu fui convocada pra uma seletiva e joguei a Copa Brasil em Piracicaba, foi quando eu treinei lá”, conta.
Após cerca de um ano morando na cidade paulista, a experiência não se desenvolveu como esperado e Laura retornou para Rondônia – foi aí que sua trajetória no esporte fez uma pausa forçada.
“Quando voltei, com 16 anos, o tênis de mesa estava em decadência no estado e não tinha com quem treinar, então dei uma desanimada mesmo. Acabei fazendo o ensino médio e fui aprovada no vestibular para Educação Física na Universidade Federal de Rondônia (UNIR)”, completou.
E lá se foram 11 anos. Em razão de compromissos profissionais, Laura cursou os dois primeiros anos da faculdade, que foi retomada em 2014. Alguns meses depois, veio o convite do presidente da Federação Rondoniense de Tênis de Mesa, Affonso Valente, para retomar a carreira interrompida, o que aconteceu no início de 2015.
“O Afonso jogava comigo e agora ele está querendo levantar o tênis de mesa do estado. Eu fui uma das pessoas que ele procurou para vestir essa camisa e tentar colocar novamente Rondônia disputando os torneios. Estamos arregaçando as mangas para jogar e conseguir mais apoio”, declarou a mesatenista, hoje com 27 anos.
Curiosamente, a adversária na mesa nesta quinta-feira tem uma história semelhante – com a diferença de que seu maior obstáculo foi uma lesão no joelho.
RELEMBRE: Vera Silva dá prova de superação e conquista Rating B feminino em Piracicaba
“Já conhecia a Vera. Ela me contou que, assim como eu, está voltando a jogar há algum tempo. Teve um pouco de nervosismo da minha parte, porque foi a minha primeira competição oficial desde que retomei os treinos. Mas foi um prazer jogar contra ela”, concluiu Laura Ramalho.
Copa Brasil Manaus
A etapa de Manaus da Copa Brasil começou nesta quinta-feira (9) e irá até domingo (12), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, com a presença de mais de 200 atletas olímpicos e paralímpicos.
Entre os destaques locais estão Amanda Marques, vice-campeã do Rating A na primeira etapa da Copa Brasil, em Piracicaba (SP), o pentacampeão brasileiro Israel Barreto e Suelen Ramos, cabeça de chave número um do Absoluto A feminino.
O evento contará ainda com importantes nomes do tênis de mesa nacional, como Humberto Manhani, campeão latino-americano por equipes com a seleção brasileira, no mês passado, e Henrique Narita, vencedor do Rating A na primeira etapa da Copa Brasil 2015, realizada em Piracicaba (SP).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br