Notícia

Copa Brasil: Campeão do Rating B, Daniel Lira demonstra amadurecimento dentro e fora da mesa

Por CBTM

09/04/2015 21h03


Mesatenista superou adversário experiente na final

Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Manaus (AM) – 9/4/2015

No primeiro dia de competição em Manaus, na 2ª edição da Copa Brasil 2015, Daniel Lira (Associação Nova Era de Tênis de Mesa – SP) demonstrou seu crescimento e venceu o rating B diante de Wesley Rosa (Associação Varginhense de Esporte – MG) por 3 a 1, parciais de 11/7, 11/8, 9/11 e 11/4.

“Já estou há três campeonatos disputando e é a primeira vez que ganho o rating B. É um feito muito grande para mim, ainda mais diante de um atleta com tanto tempo de tênis de mesa. É muito gratificante pelo nível dos jogadores da categoria”, declarou Daniel, de 17 anos – oito a menos que o rival, de 25.

O mesatenista natural da capital amazonense também fez questão de elogiar o jovem Siddharta Almeida, que ele superou na semifinal por 3 a 0 (11/8, 11/8 e 11/8), antes de reiterar seu feito na final.

“Desde quando eu ganhei a semifinal do Siddharta, que é um ótimo adversário e jogador, fiquei muito atento ao meu rival na decisão. O Wesley é um cara que tem um estilo diferente, ele é caneteiro, e acima de tudo é muito bom psicologicamente”, ressaltou o jogador.

Após duas vitórias consistentes nos dois primeiros sets, Daniel viu Wesley diminuir sua vantagem e crescer no jogo.

“No set em que ele ganhou acho que ele conseguiu usar o meu psicológico contra mim mesmo. Mas depois eu voltei com outra cabeça, muito focado, pensando que estava zero a zero. Fui assim até o final e consegui reverter o placar”, destacou Freitas, que também tem um estilo diferenciado.

Daniel é uma mistura de defensivo moderno, técnica que tira velocidade da bola no backhand e é ofensivo na bola aberta, e defensivo ortodoxo, pois por vezes usa a técnica defensiva em ambos os lados.

Crescimento na mesa com foco também nos estudos

Além dos treinos em dois períodos na Associação Nova Era de Tênis de Mesa, Daniel Lira encara um outro desafio em 2015: o 3º ano do Ensino Médio, antes de prestar o vestibular.

“É uma escolha bem difícil realmente (entre esporte e estudo tradicional). E de acordo com o que pesquisei, só acontece no Brasil. Infelizmente quando chega essa idade nós temos que escolher entre o sonho do tênis de mesa e a faculdade. Em razão disso, muita gente acaba levando isso como um hobby. Mas pra mim é o meu trabalho, eu quero me concentrar ao máximo e fazer o meu melhor”, disse Daniel, que já praticou futsal, judô, taekowndo, jiu-jitsu, vôlei, dentre outros esportes, mas se encantou pelo tênis de mesa.

Apesar do interesse pela biomedicina, área na qual pretende ingressar na faculdade, o campeão do rating B em Manaus não cogita abandonar a modalidade e faz planos esperançosos para o futuro.

“Já conversei muito com meus técnicos Adilson Toledo e Jorge Vieira sobre essa questão e realmente vou fazer de tudo para me manter no esporte e levar a faculdade como uma garantia. Apesar do nosso esporte não ter tanto apoio como futebol e vôlei, espero que isso um dia mude e tenho o sonho de ajudar nesse processo, assim como eles”, decretou o jovem Daniel, demonstrando o foco que lhe é característico na mesa.

Copa Brasil Manaus

A etapa de Manaus da Copa Brasil começou nesta quinta-feira (9) e irá até domingo (12), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, com a presença de mais de 200 atletas olímpicos e paralímpicos.

Entre os destaques locais estão Amanda Marques, vice-campeã do Rating A na primeira etapa da Copa Brasil, em Piracicaba (SP), o pentacampeão brasileiro Israel Barreto e Suelen Ramos, cabeça de chave número um do Absoluto A feminino.

O evento contará ainda com importantes nomes do tênis de mesa nacional, como Humberto Manhani, campeão latino-americano por equipes com a seleção brasileira, no mês passado, e Henrique Narita, vencedor do Rating A na primeira etapa da Copa Brasil 2015, realizada em Piracicaba (SP).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?