Por CBTM
Mesatenistas enfrentam viagem de 10h de lancha para disputarem sua primeira competição nacional
Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Manaus (AM) – 10/4/2015
José Maria Valente, 57 anos, e Sérgio Miranda, 25, encararam 10h de lancha de Parintins (AM) até Manaus (AM) para a disputa da segunda etapa da Copa Brasil 2015. Se na competição nacional eles são estreantes e passam despercebidos, o mesmo não acontece na cidade onde vivem. Lá, são conhecidos como o “prefeito” do tênis de mesa e o Rei da Raquete.
O título de José Maria se dá pela longa relação com a modalidade. O amazonense, que disputará o Veterano 5 em Manaus, foi o responsável por, há três anos, incluir o tênis de mesa na programação da Farra do Boi. O evento está ligado às tradições folclóricas dos bois Garantido, de cor vermelha, e Caprichoso, azul, mantendo a intensa rivalidade entre eles.
A Farra do Boi envolve confrontos de diversas modalidades entre Garantido e Caprichoso. As disputas começam em agosto e vão até dezembro. O campeão geral ganha um boi de pano na cor do rival para fazer o que bem entender.
“A rivalidade é levada muito a sério e o momento da farra do boi é para tirar o sabor da vitória em cima do adversário. No ano passado, entregamos o boi vermelho e eles brincaram. Agora, queremos voltar a vencer. É muito acirrado”, explicou José Maria.
Sua história no tênis de mesa, no entanto, teve início muito antes.
“Comecei a brincar de pingue-pongue em 1972, mas cheguei a ficar fora de alguns campeonatos em Manaus por não ter raquete. Desde então, já queria fazer um ginásio, levar mesas, raquetes e bolinhas para todos poderem treinar e competir”, contou.
O sonho saiu do papel no ano passado, quando ergueu um ginásio ao lado de sua casa. As obras ainda não estão finalizadas, mas já permitem que, de segunda a quinta-feira, sempre à noite, até 40 pessoas de diferentes idades se reúnam para treinar e participar de competições locais.
“E acredita que a molecada só torce contra mim (risos)? O Sérgio é que tem um monte de fãs”, brincou o veterano.
Sérgio, o ídolo local em questão, é o Rei da Raquete de Parintins. O tradicional desafio existe na cidade desde os anos 70 – José Maria, inclusive, já o conquistou três vezes. Após levar o título, o campeão pode ser desafiado em um duelo de nove sets e oferecer até uma revanche, sempre envolvendo uma aposta financeira.
Após assumir o reinado pela quarta vez, há cerca de um mês, Sérgio disputa sua primeira grande competição. O mesatenista estreará o Absoluto C, confiante em um bom resultado.
“Queria levar uma medalha, mas só de ter essa experiência é muito importante. Lá, não temos técnico, então todos vão se ajudando, crescendo juntos”, disse.
A Copa Brasil servirá de preparação para a próxima defesa de título de Sérgio, que acontecerá justamente num dos pontos altos da temporada local. No dia 1º de maio, haverá a abertura das disputas do tênis de mesa na Farra do Boi. O evento será realizado no hotel Amazon River e terá duas grandes atrações: o Rei da Raquete e um desafio reunindo dois dos principais atletas do estado.
No ano passado, Mario Costa e Israel Barreto, amazonenses com passagens pela seleção brasileira, fizeram o jogo principal, com vitória do primeiro.
“Foi bom para levar o tênis de mesa para lá. Esperamos conseguir levar mais eventos para Parintins, há um potencial na cidade”, afirmou Mario, que destacou a importância da participação de Sergio e José Maria na Copa Brasil.
“Essa oportunidade será muito boa. Certamente voltarão mais motivados pela experiência que terão aqui”, projetou.
Copa Brasil Manaus
A etapa de Manaus da Copa Brasil começou na quinta-feira (9) e irá até domingo (12), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, com a presença de mais de 200 atletas olímpicos e paralímpicos.
Entre os destaques locais estão Amanda Marques, vice-campeã do Rating A na primeira etapa da Copa Brasil, em Piracicaba (SP), o pentacampeão brasileiro Israel Barreto e Suelen Ramos, cabeça de chave número um do Absoluto A feminino.
O evento conta ainda com importantes nomes do tênis de mesa nacional, como Humberto Manhani, campeão latino-americano por equipes com a seleção brasileira, no mês passado, e Henrique Narita, vencedor do Rating A na primeira etapa da Copa Brasil 2015, realizada em Piracicaba (SP).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br