Notícia

Copa Brasil: Após fazer história no Circuito Mundial, Guilherme Costa vive novas emoções em Manaus

Por CBTM

11/04/2015 15h06


Título na Classe 2 mantém sua hegemonia em casa e serve para reaproximação familiar

Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Manaus (AM) – 11/4/2015

Depois de fazer história com uma inédita medalha no Circuito Mundial, há um mês, Guilherme Costa voltou a ter uma grande alegria neste sábado (11). A conquista da Classe 2 da segunda etapa da Copa Brasil 2015, em Manaus (AM), teve sabor especial: manteve a sua hegemonia em casa e serviu até para uma reaproximação familiar.

MAIS SOBRE O PARALÍMPICO:
Resultados completos de todas as classes
Classificação dos grupos

Natural do Amazonas, Guilherme (Associação Esportiva Lassalista-AM) superou na decisão Hermeson Kovalski (ADFP Paraná-PR) por 3 sets a 0, parciais de 11/3, 11/5 e 11/6. Antes, já havia derrotado Francisco Sales (Associação Cearense de Tênis de Mesa-CE) também por 3 a 0 (11/8, 11/3 e 11/4).

Como vive e treina em Brasília (DF), junto com a seleção brasileira cadeirante, Guilherme não vinha a Manaus há cinco meses. Segundo ele, retornar com mais um título em casa foi gratificante.

“É um prazer jogar na minha terra. Há três anos que defendo meu estado. Todas as vezes em que vim aqui, fui campeão. Quando parar, certamente vou poder dizer que um dos maiores prazeres foi defender o estado do Amazonas”, disse o mesatenista, que contou com o apoio de um grupo especial de “treinadores” em suas partidas.

“São primos que descobri há pouco tempo. Estávamos afastados e nos reconectamos pelo Facebook, daí aproveitamos para nos encontrarmos aqui na competição. Hoje à noite, todos se reunirão para juntar a família, que é bem grande”, contou.

Em março, Guilherme fez história ao conquistar a primeira medalha brasileira na Classe 2 de uma etapa do Circuito Mundial. Ao lado de Iranildo Espíndola, o amazonense levou o bronze por equipes no Aberto de Lignano, na Itália.

Além da medalha, o evento foi marcado por vitórias sobre fortes adversários. Ainda na fase de grupos, a parceria brasileira venceu a atual campeã paralímpica Eslováquia. No individual, em que terminou na quinta posição, Guilherme bateu o polonês Rafal Czuper, terceiro colocado do ranking mundial.

“Foi uma experiência que vai ficar marcado na minha história e na do Brasil. Foi o evento mais difícil que participei. É um processo. Nunca uma equipe do Brasil havia vencido uma partida importante na Classe 2. Dessa vez, além de ganharmos jogos importantes, voltamos com uma medalha inédita”, afirmou o brasileiro, 18º do mundo.

Guilherme, no entanto, já voltou suas atenções para as próximas competições, em que espera alcançar resultados ainda melhores.

“A euforia da medalha já passou, até porque temos de focar nos Abertos da Eslovênia e da Eslováquia. A meta é ir sempre mais alto”, concluiu.

Copa Brasil Manaus

A etapa de Manaus da Copa Brasil começou nesta quinta-feira (9) e irá até domingo (12), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, com a presença de mais de 200 atletas olímpicos e paralímpicos. A entrada é franca.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?