Notícia

Manaus recebeu primeiro dos cursos para a arbitragem que serão realizados em 2015

Por CBTM

14/04/2015 20h27


Primeiro tema foram os procedimentos durante os jogos

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 14/4/2015

Além dos troféus conquistados na mesa, a 2ª edição da Copa Brasil 2015, em Manaus (AM), teve outra importante conquista para o tênis de mesa brasileiro: a realização do primeiro curso para a arbitragem, que será realizado em várias competições nacionais.

A ideia é que em todo evento com a chancela da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), seja oferecida a oportunidade para os árbitros de aperfeiçoamento, de acordo com o grau de desenvolvimento dos profissionais que atuarão em cada evento.

Em Manaus, o tema do curso, dado em forma de seminário pela árbitra internacional Maria José Ferrer, foram os procedimentos durante as partidas.

“Eu e Mariclea (Gomes, coordenadora de arbitragem) já havíamos chegado à conclusão da necessidade desse curso. Aqui ela pediu para eu falar sobre os procedimentos, já que o trabalho na mesa precisa ser consistente e padronizado”, explicou Musa, como é conhecida a árbitra.

Ela e Leonor Demário são as duas árbitras que possuem o blue bagde da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) no Brasil – isso as permite arbitrar em qualquer evento de tênis de mesa, inclusive os Jogos Olímpicos.

Segundo Mariclea Gomes, o objetivo a partir de agora é realizar um curso de aperfeiçoamento por evento, inclusive para os profissionais da região que não trabalharão nos campeonatos.

“Para o Brasileiro, que será no Rio de Janeiro no mês que vem, teremos outro curso. Queremos qualificar os árbitros cada vez mais. Dependendo da região e da experiência dos profissionais, diferentes temáticas serão abordadas. Não será algo fechado aos que estarão trabalhando nos torneios, mas aberto aos árbitros da região”, declarou.

O Campeonato Brasileiro Individual e de Duplas é o próximo evento do calendário nacional e acontece no Rio de Janeiro (RJ), de 27 a 31 de maio.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?