Notícia

Maceió ganha centro de treinamento de tênis de mesa inédito no Brasil

Por CBTM

17/04/2015 19h06


Presidente da CBTM, Alaor Azevedo exalta iniciativa e projeta sucesso em Alagoas

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 17/4/2015

O tênis de mesa brasileiro viveu um momento histórico nesta quinta-feira (16). Foi inaugurado em Maceió (AL) o Centro Estadual Olímpico e Paralímpico de Treinamento de Alagoas Francisco Nonaka, primeira instalação do gênero dedicada exclusivamente ao tênis de mesa no país.

Localizado no Clube Jaraguá Tênis Clube, o espaço de 220m² possui capacidade para cinco mesas e conta com estrutura de ponta. O projeto foi desenvolvido pela Federação Alagoana de Tênis de Mesa (FATM) com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que doou cerca de R$ 80 mil entre materiais, como mesas importadas e pisos, e suporte financeiro para a obra.

A cerimônia de inauguração contou com a presença dos presidentes da CBTM, Alaor Azevedo, e da FATM, Flávio Seixas, da secretária estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, do presidente do clube, Leonardo Júnior, do vereador Marcelo Malta, do gerente municipal da LBV Maceió, Genivaldo de Jesus, e de Luiz Netto, entusiasta da modalidade e grande apoiador da federação local.

“Estou pagando hoje 1% da enorme dívida de gratidão que tenho com o presidente Flávio Seixas, que, numa amizade de mais de 20 anos, sempre demonstrou lealdade e firmeza em apoiar nossos atos à frente da CBTM.  Muito obrigado por tudo o que vem fazendo e sobretudo por confiar e acreditar em nosso trabalho”, afirmou Alaor, entusiasmado com o projeto.

Para Flávio Seixas, o CT será um marco na história do tênis de mesa alagoano.

“O sentimento é de conquista, de vitória. Com relação ao futuro, teremos uma dinamização do tênis de mesa alagoano, que agora tem um CT com os melhores materiais e que abrigará projetos de alto rendimento e de inclusão social. Será um divisor de águas, uma nova realidade”, disse.

O CT Francisco Nokaka será um importante elemento do Diamantes do Futuro, programa da CBTM voltado para detecção e formação de talentos. A entidade tem como objetivo para 2015 apoiar a criação de centros estaduais e potencializar o alcance do projeto.

“Cada federação que aderir ao programa tem o compromisso e a meta de identificar e incorporar quatro talentos por ano. Imaginemos que, ao fim de cinco anos, tenhamos 20 centros desses no país. Seriam 80 novos talentos por ano, um número fantástico, que somente a China pode ostentar”, projetou Alaor.

Agenda em Maceió

O presidente da CBTM aproveitou a passagem por Maceió para participar de outras reuniões. Durante encontro com a secretária estadual Claudia Petuba, foi discutido, entre outros temas, o apoio do governo local à terceira etapa da Copa Brasil 2015, que acontecerá na capital alagoana de 19 a 23 de agosto. O evento poderá receber uma edição da Copa Latina, com a participação dos principais mesatenistas do país.

“Seria muito importante, pois aconteceria apenas 20 dias depois do Pan. Poderíamos ter aqui a seleção masculina depois de manter um histórico heptacampeonato”, avaliou Alaor, destacando ainda outros pontos do encontro.

“Falou-se também de levar mesas a comunidades carentes, como forma de massificação da modalidade. Seria parte do projeto de detecção de talentos, dentro do Diamantes do Futuro. Essa secretaria tem importantes metas e objetivos pela frente”, completou.

Com o secretário municipal de Esportes de Maceió, Antônio Moura, Alaor apresentou proposta para a instalação de mesas de blindex, desenhadas pelo arquiteto carioca Índio da Costa, na orla da cidade.

“Ele ficou entusiasmado com os projetos da CBTM e prometeu apoio total. Também ficamos esperançosos em conseguir apoio para a Copa Brasil”, afirmou.

Fechando a agenda do dia, Alaor visitou a LBV Maceió, uma das 71 unidades da rede no país. Em uma ação inédita da FATM, o local passou a oferecer a prática do tênis de mesa, impactando mais de 200 jovens de 6 a 18 anos que poderão conhecer a modalidade.

“Essa iniciativa já servirá como um primeiro projeto para identificar talentos no Diamantes do Futuro, que serão encaminhados ao recém-inaugurado CT”, concluiu Alaor.


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?