Notícia

Mundial 2015: Em alta na Europa, Cazuo Matsumoto chega renovado a Suzhou

Por CBTM

21/04/2015 11h47


Após grande temporada na Bélgica, brasileiro fecha com equipe polonesa e vai com moral para a China

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 21/4/2015

Cazuo Matsumoto desembarcará na próxima sexta-feira (24) em Suzhou, na China, para a disputa do Campeonato Mundial individual, com uma motivação a mais na bagagem. Após uma grande temporada na Liga Belga, o mesatenista brasileiro está em alta na Europa e acaba de fechar acordo para atuar na Liga Polonesa a partir do meio do ano.

O paulista de 29 anos, 107º colocado do ranking mundial, é o principal destaque do Sokah Hoboken, clube que lidera a fase final da Liga Belga. A quatro rodadas para o fim da competição, a equipe está próxima de conquistar o primeiro título nacional da sua história – e Cazuo tem sido determinante nesta campanha, com apenas duas derrotas ao longo da competição.

Cazuo passou a atuar na Bélgica nesta temporada, quando a seleção brasileira masculina montou base permanente em Ochsenhausen, na Alemanha. Inicialmente, a decisão de jogar a liga teve mais a ver com o desejo de aumentar a frequência de jogos, mas acabou indo além.

“O nível me surpreendeu. Não achei que seria tão forte, mas quatro ou cinco equipes possuem jogadores bem fortes. Não esperava tantos jogos interessantes, tem sido bom”, afirmou o brasileiro.

“É sempre bom estar em um clube. Ao mesmo tempo em que há a pressão de um clube novo, você quer mostrar resultado. Tudo isso é válido para crescer. Quanto mais situações difíceis tiver, você acaba tendo de se superar, buscando novos limites”, completou.

O bom desempenho na Bélgica abriu as portas para Cazuo na Polônia. O brasileiro acertou por uma temporada com o Energa-Manekin Torún, um dos principais clubes de uma das ligas que mais cresce na Europa.

“A Liga Polonesa talvez seja a terceira mais forte na Europa, depois da Alemanha e da França. Muita gente está indo para lá. Vai ser um nível bem melhor do que o da Bélgica. E o clube tem um bom projeto, quer brigar para ser campeão”, explicou.

Pronto para o Mundial

No fim de março, Cazuo passou duas semanas no Brasil para se tratar de uma lesão no ombro. O problema já vinha incomodando o atleta há algum tempo, mas não o impediu de conseguir bons resultados, como o vice-campeonato individual no Latino-Americano, no mesmo mês, na Argentina.

“Lá, me mediquei e fui na raça ali mesmo. Tentei esquecer a dor. A adrenalina ajuda, às vezes você acaba nem sentindo. Mas era hora de tratar para resolver esse problema”, contou.

Preparado para o sexto Mundial individual da carreira, Cazuo espera chegar solto para conseguir um bom resultado. Suas melhores marcas são os 64 avos de final, em simples, na edição passada, e as oitavas de final de duplas, em 2009, com Gustavo Tsuboi.

“É sempre gostoso jogar o Mundial. No Latino, por exemplo, há muita pressão em nós. No Circuito Mundial, se você é favorito, também tem essa pressão. Já no Mundial vocês pode ir tranquilo, para soltar o jogo, ir relaxado. Espero jogar tranquilo, fazer o meu melhor. Assim, o jogo pode fluir e o resultado, vir”, concluiu.

Além de Cazuo, a seleção brasileira terá outros seis representantes no Mundial de Suzhou: Lin Gui (130ª), Caroline Kumahara (143ª) e Ligia Silva (160ª), no feminino, e Gustavo Tsuboi (54º), Hugo Calderano (60º) e Thiago Monteiro (156º).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?