Notícia

Mundial 2015: Seleção inicia participação embalada por bom momento

Por CBTM

25/04/2015 11h31


Brasil terá sete representantes nas disputas em Suzhou, na China. Qualifying começa neste domingo

Daniel Leal, de Suzhou (CHN) – 25/4/2015

A seleção brasileira de tênis de mesa inicia neste domingo (26) sua participação no Campeonato Mundial individual, em Suzhou, na China. Gustavo Tsuboi (54º colocado do ranking mundial), Hugo Calderano (60º), Cazuo Matsumoto (107º), Thiago Monteiro (156º), Lin Gui (130ª), Caroline Kumahara (143ª) e Ligia Silva (160ª) disputam a competição com motivos para acreditarem em bons resultados.

No masculino, Cazuo e Thiago disputarão o qualifying. Ambos vêm de temporadas positivas na Europa. O primeiro é o principal destaque do Sokah Hoboken, clube que está próximo da inédita conquista do título belga. O bom desempenho já lhe rendeu um contrato para disputar a Liga Polonesa a partir do meio do ano.

“A Liga Polonesa talvez seja a terceira mais forte na Europa, depois da Alemanha e da França. Muita gente está indo para lá. Vai ser um nível bem melhor do que o da Bélgica. E o clube tem um bom projeto, quer brigar para ser campeão”, explicou Cazuo, animado para a disputa de mais um Mundial.

“É sempre gostoso jogar o Mundial. No Latino, por exemplo, há muita pressão em nós. No Circuito Mundial, se você é favorito, também tem essa pressão. Já no Mundial você pode ir tranquilo, para soltar o jogo. Espero jogar tranquilo, fazer o meu melhor. Assim, o jogo pode fluir e o resultado, vir”, completou.

Já Thiago conseguiu expressivos resultados pelo Istres, da primeira divisão francesa. Entre as principais vitórias ao longo da temporada estão as diante do português Marcos Freitas (8º), do tcheco Dmitrij Prokopcov (76º) e dos suecos Par Gerell (63º), Kristian Karlsson (51º) e Jens Lundqvist (87º).

“Meu objetivo é avançar o máximo possível. Estou me sentindo muito bem, numa fase boa, jogando bem na Liga Francesa. Vou tranquilo, pois o trabalho foi feito. Agora, é a hora de jogar”, afirmou o cearense de 33 anos.

No feminino, as três brasileiras estão garantidas na chave principal. Lin Gui (130ª) chega ao Mundial em um momento especial da carreira. Além de ter se tornado a número um do Brasil, conquistou no mês passado o título latino-americano individual e fechou contrato de uma temporada com o Linz, clube austríaco atual vice-campeão europeu.

“Depois do Latino, ganhei muita confiança. E estou muito feliz por poder treinar no Linz com algumas das melhores do mundo. Isso me passa muita confiança, estou adquirindo mais experiência a cada dia. Quando você consegue melhorar a parte mental, a técnica sai mais naturalmente”, analisou.

Caroline Kumahara (143ª) e Ligia Silva (160ª) também chegam em um bom momento. A primeira fechou sua preparação para o Mundial com um intercâmbio de três semanas na Coreia do Sul, uma das principais potências da modalidade. Já a amazonense vem de uma semifinal individual no Aberto de Luxemburgo, em que teve um grande desempenho.

“É muito importante treinar fora, em bons lugares. Ter contato com diferentes estilos de jogo e um nível mais alto, já que Europa e Ásia costumam ter um nível mais alto do que a América Latina. É indispensável para que o Brasil consiga evoluir. Eu espero jogar solta em Suzhou, desfrutar do campeonato e fazer meu jogo acima de tudo. O resultado vai ser consequência se eu fizer isso bem”, afirmou Carol.

Ligia também demonstrou confiança em uma boa participação brasileira em Suzhou.

“Sempre há uma boa expectativa, estamos nos preparando cada vez mais e mais. Depois que subimos para a primeira divisão, há outros olhares em nós. Então, temos que mostrar porque subimos e nunca nos intimidarmos diante das mais fortes. Mostrar que queremos ganhar, mesmo sabendo que as adversárias são duras”, disse.

Estreia no qualifying

A participação brasileira no Mundial começa neste domingo. No individual masculino, Thiago Monteiro está no Grupo 4 do qualifying. Seu primeiro adversário será o tunisiano Kerem Bem Yahia, às 6h (de Brasília). Na segunda-feira (27), à 0h, o cearense enfrentará o uzbeque Gennadiy Levchenko.

Os outros seis brasileiros – Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano, no masculino, e Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva, no feminino – já estão garantidos nos torneios principais individuais, que começarão na próxima terça (28).

Nas duplas, Cazuo e Thiago também passarão pelo qualifying. Os brasileiros precisam de duas vitórias para avançar à chave principal. A estreia será no domingo, às 9h, contra os vencedores do duelo entre Aleksandr Lusin, da Estônia, e Valdas Martinkus, da Lituânia, e os uzbeques Elmurod Holikov/Gennadiy Levchenko.

As demais parcerias brasileiras – Tsuboi/Calderano, no masculino, Lin Gui/Carol, no feminino, e Tsuboi/Lin Gui e Calderano/Carol, nas mistas – são cabeças de chave e não precisarão disputar a fase preliminar.

Confira abaixo a programação completa:

INDIVIDUAL MASCULINO

Qualifying – Grupo 4
Thiago Monteiro x Kerem Bem Yahia (592º) – 26/3, às 6h
Thiago Monteiro x Gennadiy Levchenko (628º) – 27/4, à 0h

DUPLAS MASCULINAS

Qualifying – 64 avos de final
Cazuo Matsumoto/Thiago Monteiro x Aleksandr Lusin/Valdas Martinkus ou Elmurod Holikov/Gennadiy Levchenko – 26/4, às 9h

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?