Notícia

Mundial 2015: Lin Gui conta com torcida especial na arquibancada

Por CBTM

26/04/2015 15h36


Pais da mesatenista, que se conheceram por conta do tênis de mesa, viajaram apenas para vê-la jogar em Suzhou

Daniel Leal, de Suzhou (CHN) – 27/4/2015

Seja para comemorar ou buscar forças em um momento de dificuldade, Lin Gui terá um apoio especial na arquibancada durante a disputa do Campeonato Mundial individual 2015, que começou neste domingo (26), em Suzhou, na China. Seus pais, Gui Zhen Cai e Su Zen Feng, viajaram de sua cidade-natal, Nanning, para acompanhar a filha e reforçar os laços com uma modalidade que remete às origens da família.

Pode-se dizer que o tênis de mesa foi o “cupido” do casal. Os dois trabalhavam no mesmo hospital, mas em departamentos diferentes, quando os funcionários organizaram um torneio para homens e outro para mulheres. Ambos saíram campeões e acabaram se enfrentando – e se conhecendo – em um amistoso tira-teima, que valeu mais do que o simbólico título.

“Para ela, é um sonho, um objetivo. Para nós, foi uma oportunidade que permitiu que tudo isso acontecesse hoje”, disse a mãe Su Zen Feng.

Foram eles que introduziram Lin Gui à modalidade, brincando de pingue-pongue em casa. A mesa em que jogavam já foi passada adiante, mas o interesse pelo tênis de mesa continuou – agora, cada vez mais intenso.

“Eles gostam, até ficam apostando. Quem perde paga a janta. Escutei umas conversas de que hoje meu pai é quem vai pagar (risos)”, contou a atleta de 21 anos, que desde 2012 defende a seleção brasileira.

Foi justamente neste ano, durante a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, que Lin Gui teve pela primeira – e, até agora, única – vez a companhia dos pais em uma competição.

“É muito legal ter a presença deles aqui novamente. Eles me veem muito pouco por ano, então vão aproveitar ao máximo aqui. Eles mesmos falam para eu fazer as minhas coisas, para não me atrapalharem. Mas é muito bom ficar com eles depois do treino ou do jogo, mesmo que rapidamente. Está perfeito aqui”, disse a mesatenista.

Desde que a filha saiu de casa, aos 11 anos, Gui Zhen Cai e Su Zen Feng ainda não foram ao Brasil. Esperam até 2016, enfim, conhecer o país que acolheu Lin Gui. A distância, no entanto, não os impediu de desenvolver um grande carinho.

“É como um segundo país para nós também. Ela praticamente cresceu lá, viveu toda a adolescência.  Agora, acompanho até o futebol brasileiro”, disse o pai, respaldado pela filha.

“Na Copa do Mundo, meu pai ficava sabendo mais do que eu, me avisando os horários (risos)”, emendou.

Estreia em casa

Lin Gui (130ª colocada do ranking mundial) estreará no Mundial individual nesta segunda-feira (27). Ela atuará ao lado de Gustavo Tsuboi (54º) nas duplas mistas, contra rivais a serem definidos em sorteio, já que os brasileiros são cabeças de chave e não tiveram de passar pelo qualifying.

Hugo Calderano (60º) e Caroline Kumahara (143) também disputam o torneio e, assim como os compatriotas, começarão já na chave principal.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?