Notícia

LÁ FORA: Ma Long encerra escrita e comanda supremacia chinesa no Mundial

Por CBTM

04/05/2015 17h31


Líder do ranking mundial leva o título masculino após parar nas últimas três semifinais

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 4/5/2015

Após três medalhas de bronze, o líder do ranking mundial Ma Long, enfim, conquistou seu primeiro título mundial individual. Neste domingo (4), o chinês de 26 anos derrotou o compatriota Fang Bo (8º) por 4 sets a 2 (11/7, 7/11, 11/4, 11/8, 11/3 e 11/4) na decisão masculina e fez a festa da torcida local em Suzhou. O bronze foi para Zhang Jike (3º) e Fan Zhendong (4º).

O título de Ma Long confirmou a supremacia chinesa na edição 2015 do Mundial. A maior potência do tênis de mesa conquistou cinco ouros, além de quatro pratas e quatro bronzes.

“É como um sonho que se torna realidade. Depois de todos esses dias foi como uma tortura, pois joguei sete partidas em seis dias. No fim, vi que tudo vale a pena”, afirmou o campeão.

Fang Bo foi a grande surpresa da competição. O chinês de 23 anos chegou a Suzhou como 14º melhor do mundo e teve de superar os companheiros de seleção Xu Xin (2º) e Zhang Jike nas quartas e semifinais, respectivamente, para ir à decisão.

“Em 2013, fiquei lesionado por um ano e passei muito tempo me recuperando. Eu realmente pensei no que precisava para o futuro. Amadureci e decidi o que queria. Acredito que, como muito esforço, posso ainda conseguir um grande crescimento”, disse após a prata.

No feminino, as semifinais também foram chinesas. Líder do ranking mundial, Ding Ning levou o título ao bater na decisão Liu Shiwen (2ª) por 4 a 3, parciais de 7/11, 15/13, 11/7, 11/9, 9/11, 4/11 e 11/8. Li Xiaoxia (3ª) e Mu Zi (37ª) ficaram com o bronze.

“Estou muito feliz por conquistar esse título em uma circunstância tão difícil. Sobre a Liu, eu a respeito muito, foi uma oponente muito forte. Acho que nós duas fizemos uma fantástica final para os torcedores”, afirmou a medalhista de ouro.

Nas duplas, o título masculino foi para os chineses Xu Xin/Zhang Jike, que derrotaram Fan Zhendong/Zhou Yu na final por 4 a 2 (12/14, 11/7, 11/9, 9/11, 11/7 e 11/9). Já o ouro feminino ficou com Liu Shiwen/Zhu Yuling (5ª) após a vitória por 4 a 3 (8/11, 11/8, 3/11, 11/8, 11/13, 11/8 e 11/8) sobre as favoritas Ding Ning/Li Xiaoxia.

O torneio misto foi único com uma “intrusa” no topo do pódio. Xu Xin atuou ao lado da sul-coreana Haeun Yang (17ª) na conquista do ouro: 4 a 0 (11/7, 11/8, 11/4 e 11/6) sobre os japoneses Maharu Yoshimura (43º)/Kasumi Ishikawa (6ª).

Revelação japonesa

Atleta mais jovem na história a conquistar uma etapa do Circuito Mundial, Mima Ito, de apenas 14 anos, foi eleita a revelação do Mundial. A japonesa, que já figura na 11ª posição do ranking mundial, chegou às quartas de final, sendo eliminada pela medalhista de bronze Li Xiaoxia.

Ajuda ao Nepal

A disputa do Mundial também foi marcada pelo apoio oferecido à delegação do Nepal, país que, logo no primeiro dia de competição, sofreu um terremoto que deixou, até o momento, 7.250 mortos e 14 mil feridos. Uma cerimônia especial realizada no sábado (2) reuniu atletas, técnicos e dirigentes em solidariedade aos asiáticos.

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) anunciou um projeto de três anos para o desenvolvimento da modalidade no Nepal, com investimentos de mais de US$ 100 mil (). Os presidentes das seis confederações continentais levantaram, juntos, US$ 10 mil () para ajudar atletas e suas famílias.

O bielorrusso Vladimir Samsonov, presidente da Comissão de Atletas da ITTF, conseguiu camisas autografadas por alguns dos melhores jogadores do mundo para serem doadas aos nepaleses. O veterano belga Jean-Michel Saive se ofereceu para conduzir uma clínica no país.

“Conseguimos apenas imaginar como é difícil para a equipe e também para o seu país. Estamos juntos deles. Ainda podemos sentir a tristeza aqui”, afirmou Samsonov.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?