Por CBTM
Tsuboi, Calderano, Thiago, Lin Gui, Carol e Ligia representarão o país em Toronto, no Canadá
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 6/5/2015
Gustavo Tsuboi (62º colocado do ranking mundial), Hugo Calderano (66º), Thiago Monteiro (158º), Lin Gui (130ª), Caroline Kumahara (146ª) e Ligia Silva (161ª) serão os representantes do tênis de mesa brasileiro nos Jogos Pan-Americanos 2015. O evento será realizado em Toronto, no Canadá, de 10 a 26 de julho.
Os técnicos da seleção masculina, Jean-René Mounie, e feminina, Hugo Hoyama, anunciaram nesta quarta-feira (6) a lista de convocados para a competição. As disputas da modalidade então marcadas para 19 a 25 de julho.
O Pan é a principal competição deste ano para a seleção, já que os dois campeões individuais garantem vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Por ser o país-sede do evento, o Brasil já tem presença confirmada nas disputas por equipes.
No masculino, os três selecionados alcançaram grandes resultados na última temporada. Tsuboi foi eleito a revelação da Liga Alemã. Calderano, além da conquista do bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, conseguiu importantes vitórias, incluindo um 3 a 0 sobre o ex-número um do mundo Timo Boll.
Juntos, Calderano e Tsuboi ainda conquistaram a medalha de prata no Aberto do Qatar há pouco mais de dois meses – melhor desempenho histórico das Américas em uma etapa da série Super, a mais importante do Circuito Mundial.
Atuando pelo Istres na primeira divisão francesa, Thiago teve um grande desempenho, derrotando ao longo da temporada atletas como o português Marcos Freitas (10º), o austríaco Robert Gardos (23º), o tcheco Dmitrij Prokopcov (83º) e os suecos Par Gerell (74º), Kristian Karlsson (51º) e Jens Lundqvist (89º)
No Mundial encerrado no último domingo (3), Thiago e Cazuo Matsumoto (115º), que será reserva no Pan, igualaram o melhor resultado brasileiro na história da competição. Juntos, eles alcançaram as quartas de final de duplas masculinas.
“São escolhas difíceis, pois vários atletas poderiam conseguir colocar o Brasil no topo, mas faz parte da vida do alto nível. Tsuboi e Calderano são os mais regulares e Thiago teve um ótimo ano, com um desempenho de alto nível. O desempenho dele não teve muito reflexo no ranking mundial, pois a maioria dos grandes resultados veio na Liga Francesa”, avaliou Jean-René.
Para o treinador francês, é importante tirar a pressão da equipe durante a preparação para o Pan.
“Acho que temos dois caminhos para entender um evento como o Pan: um é pensar que é muito importante e nos colocar pressão; o outro é ver que se trata de um evento fantástico e tentar aproveitá-lo. Vamos pegar esse segundo caminho. Sei que eles tiveram uma temporada bem cheia na Europa, então vamos adaptar nossa preparação porque não podemos esquecer desse calendário”, disse.
O momento também é positivo no feminino. Lin Gui conquistou em abril o título individual do Campeonato Latino-Americano, que, no ano passado, havia ficado com Ligia. Já Carol levou a Copa Latino-Americana em 2014 e tem recebido oportunidades de intercâmbios em algumas das principais potências mundiais da modalidade, como Coreia do Sul e China. Jessica Yamada (194ª) será a atleta reserva da seleção.
“Essa é a equipe mais preparada para obter resultados importantes para o tênis de mesa feminino em Toronto. Todas as atletas alcançaram resultados importantes nos últimos torneios, e isso foi determinante. Para mim, é muito importante ver o desempenho delas nos torneios internacionais, principalmente aqui no nosso continente”, afirmou Hoyama, confiante em um bom desempenho no Canadá.
“Tenho certeza de que, com uma preparação adequada, como a que estamos programando, poderemos alcançar nossos objetivos em Toronto”, completou.
Tênis de mesa brasileiro no Pan
O Brasil já conquistou 29 medalhas no tênis de mesa em Jogos Pan-Americanos, sendo 12 ouros, seis pratas e 11 bronzes. Hugo Hoyama é, inclusive, o recordista de títulos do país considerando todas as modalidades: são dois individuais (1991 e 1995), três nas duplas masculinas (1991, 1995 e 2003) e cinco por equipes (1987, 1991, 1995, 2007 e 2011).
Dos atletas que estarão em Toronto, três já subiram ao pódio em edições passadas. Thiago Monteiro tem seis medalhas, incluindo três ouros – por equipes, em 2007 e 2011, e nas duplas masculinas, em 2003, ao lado de Hoyama. Ele soma ainda uma prata (individual, em 2003) e dois bronzes (por equipes, em 2003, e individual, em 2007).
Gustavo Tsuboi também participou das conquistas por equipes em 2007 e 2011. Além disso, levou a prata nas duplas masculinas em 2003. No feminino, Ligia Silva é a única medalhista: em 1999, foi bronze por equipes.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br