Por CBTM
Brasileira, que atuará no país a partir do meio do ano, aceita convite para período de treinamentos
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 8/5/2015
Após disputar o primeiro Campeonato Mundial individual da carreira, Lin Gui terá mais uma oportunidade para conviver com algumas das melhores atletas do mundo. A partir deste sábado (9), a brasileira se juntará à seleção feminina austríaca, em Linz, para ajudá-las na preparação para os Jogos Europeus, que serão realizados de 12 a 28 de junho, no Azerbaijão.
Nos últimos meses, Lin Gui, 130ª colocada do ranking mundial, estreitou os laços com a Áustria. Por meio da amiga Liu Jia (16ª), a brasileira recebeu um convite para treinar por duas semanas no Linz, atual vice-campeão europeu. A boa impressão deixada rendeu um convite para se juntar em definitivo ao clube a partir do meio do ano.
Antes de embarcar para o Mundial, Lin Gui encerrou sua preparação no Linz. Foi durante o período de treinamentos que surgiu a oportunidade para ajudar a seleção austríaca.
“O técnico da seleção me perguntou se eu tinha alguma programação depois do Mundial, pois gostaria que eu treinasse com eles. Conversei com o Hugo (Hoyama, técnico da seleção brasileira) e o Lincon (Yasuda, coordenador de seleções), então decidimos que eu ficaria na Áustria treinando com eles”, contou a brasileira.
Além de Liu Jia, a seleção austríaca conta com outras duas atletas entre as cem melhores do mundo: Sofia Polcanova (54ª) e Amelie Solja (70ª). Lin Gui já definiu seus objetivos para aproveitar ao máximo a experiência ao lado das europeias.
“Espero pegar mais leitura de jogo, já que haverá vários tipos de atleta lá. E também adquirir mais experiências e confiança”, disse.
Querida no circuito
A amizade de Lin Gui com Liu Jia começou na mesa, durante o Aberto do Qatar, no ano passado. Como as duas são chinesas naturalizadas, a austríaca convidou a brasileira para ajudá-la em alguns treinamentos. A parceria deu certo, Liu Jia chegou à final da competição e as duas não perderam contato.
Durante o Mundial, Lin Gui mostrou que a amizade com a austríaca não foi um episódio isolado. Querida no circuito, principalmente pelas naturalizadas, a brasileira seguiu voltando ao ginásio mesmo já eliminada para ajudar outras atletas, como a turca Hu Melek (32ª) e a espanhola Shen Yanfei (31ª).
“Para mim, é muito legal poder treinar com as atletas de nível mais alto. Aprendi muitas coisas com elas, como preparar o jogo, as dicas para ir à mesa. Elas conversam muito sobre tática antes do jogo. Como eu gosto de treinar e poder aprender com elas, sempre estarei disponível para ajudar”, afirmou.
Lin Gui treinará com a seleção austríaca até o dia 18. Na sequência, de 19 a 23, disputará o Aberto da Croácia, etapa da série Challenge do Circuito Mundial. Seu compromisso seguinte será a Copa Latino-Americana, de 29 a 31 deste mês, na capital cubana Havana.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br