Por CBTM
Técnico Hideo Yamamoto elogia desempenho de Bruna Takahashi, Leticia Nakada, Rafael Torino e Isaac Zauli
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 11/5/2015
Os atletas da seleção brasileira que brilharam no Aberto da Espanha, etapa do Circuito Mundial juvenil e infantil encerrada no domingo (10), desembarcaram nesta segunda-feira (11) em Nantes, na França. Lá, Bruna Takahashi, Leticia Nakada, Rafael Torino e Isaac Zauli terão a oportunidade de treinar por duas semanas com a seleção infantil local, uma das mais fortes da Europa nas duas categorias.
Os brasileiros tiveram um grande desempenho na Espanha, conquistando quatro medalhas. Bruna foi bronze individual tanto no juvenil quanto no infantil. Ao lado de Leticia e da portuguesa Patricia Maciel, levou ainda a prata juvenil por equipes. Rafael e o austríaco Maciej Kolodziejczyk também foram vice, mas nas duplas infantis.
Para o técnico Hideo Yamamoto, oferecer aos jovens talentos da seleção a oportunidade de disputar as principais competições do mundo é fundamental para o desenvolvimento de suas carreiras.
“Jogando na Europa, o estilo é diferente, mais rápido e agressivo do que comparado ao que temos na América Latina. Trazê-los é fundamental para que possam se adaptar o mais rapidamente possível a esse alto nível de jogo, e poderem render também na seleção adulta. Esse trabalho de base é muito importante”, disse Hideo, aprovou o desempenho de seus comandados.
“O nível aqui é sempre muito forte. O campeonato é extremamente difícil. De uma forma geral, todos foram muito bem”, emendou.
Individualmente, Hideo viu avanços em todos os atletas. No masculino, o destaque ficou por conta de Rafael, que, além da prata nas duplas infantis, venceu na disputa por equipes juvenis o cabeça de chave número dois Bence Majoros, da Hungria.
“Torino veio jogar na Europa pela primeira vez e já conseguiu esses resultados. Infelizmente, não conseguiu sair do grupo no infantil, mas jogou bem. A maneira como ele tem atuado é muito positiva. Já o Isaac estreou direto na chave principal e entrou frio, acabou perdendo no primeiro jogo. Mas, nas equipes, ele voltou a enfrentar o húngaro (Mate Bruckner) que o eliminou e conseguiu ganhar. Então, foram muito bem”, avaliou.
Hideo também fez elogios às meninas da seleção, destacando não apenas os resultados alcançados, mas o seu comportamento à mesa ao longo da competição.
“As meninas tiveram um resultado fantástico, com três medalhas. A Bruna tem evoluído cada vez mais. Em finais de jogos contra as europeias, sempre tem melhorado muito taticamente. A Leticia também está no caminho certo. Ela deu azar no sorteio e caiu no individual para uma atleta de Taiwan extremamente rápida, mas poderia ter ido mais longe. A maneira como ela jogou foi muito interessante. E, nas equipes, elas foram perfeitas”, disse.
O período de treinamentos com a seleção francesa infantil será preparatório para o Aberto da Polônia, que acontecerá de 27 a 31 de maio.
“Eles terão oportunidade de treinar com os melhores da Europa. Com isso, esperamos repetir ou até melhorar na Polônia o desempenho que tivemos na Espanha”, completou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br