Por CBTM
Principal programa de novos talentos da CBTM realizará detecção nacional em julho
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 14/5/2015
O Programa Diamantes do Futuro realizou, nesta quarta-feira (13), o primeiro treino de 2015, na sede da FranTT, em Piracicaba (SP). Além da equipe permanente, estiveram presentes o consultor internacional Ricardo Faria e os técnicos Raphael Almeida e Jorge Fanck, participantes do programa Fast Track da CBTM, para formação de treinadores de alto rendimento.
Além das atividades técnicas, foi realizada uma reunião entre treinadores e atletas, contando também com a presença do coordenador nacional do Diamantes do Futuro, Marcio Aragão, para uma avaliação dos últimos meses de treino de cada participante.
“Houve uma melhora significativa de alguns atletas, que é o caminho dado pela evolução do projeto”, afirmou Aragão.
O português Ricardo Faria também destacou o crescimento dos mesatenistas, que têm enxergado a necessidade de se empenhar ao máximo nos treinamentos.
“A evolução técnica dos detectados é significativa, pois não há lugar garantido. Quem vier a não evoluir tecnicamente abrirá vaga para outros detectados”, destacou.
Para Marcio Aragão, a melhora advém do trabalho diário dos atletas, que vem se esforçando não somente nos períodos de treinamento do programa, mas também em seus clubes locais.
“A continuidade do projeto está fortalecendo ainda mais a importância dada pelos atletas ao treinamento, em Piracicaba e nos seus clubes de origem”, apontou.
Visando programa internacional da ITTF, Diamantes do Futuro muda em 2015
Em 2015, o Diamantes do Futuro passou por algumas mudanças, em razão de novas diretrizes estabelecidas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
“Antes, nós indicávamos atletas para participar de uma semana de treinamentos com outros mesatenistas do mundo inteiro. Agora, será realizada uma etapa continental, e a própria ITTF selecionará os que irão para a etapa mundial, no ano seguinte”, explicou Omar Barbosa, líder de projetos da CBTM.
Como o limite de idade do programa Hopes, da ITTF, é de 13 anos, o Diamantes do Futuro teve de limitar seus mesatenistas aos 12 anos. Ao todo, nove atletas já fazem parte do programa, que já tem data para se expandir.
“Teremos uma detecção nacional que será realizada no mês de julho, em Piracicaba. Ela reunirá todos os atletas selecionados nas detecções que fizemos em diferentes regiões”, contou Barbosa.
Neste ano, Rio de Janeiro, Curitiba e Aracaju já sediaram detecções de talentos da CBTM, todas com a presença do coordenador nacional do Programa Diamantes do Futuro, Marcio Aragão. No mês de junho, São Paulo receberá a última detecção estadual antes da etapa nacional.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br