Por CBTM
Programa nacional de detecção e formação de talentos teve cinco dias de atividades em Piracicaba
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 18/5/2015
A primeira etapa do ano de treinamentos do Diamantes do Futuro, programa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para detecção e formação de talentos, foi concluída com sucesso neste domingo (17), na FranTT, em Piracicaba (SP). Ao todo, nove atletas de 7 a 12 anos participaram de cinco dias de atividades.
O Diamantes do Futuro vinha em andamento desde o início do ano, com a realização de detecções regionais lideradas por Marcio Aragão, coordenador nacional do programa. Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Aracaju (SE) já receberam eventos – São Paulo (SP) será a próxima, em junho.
“Acredito que estamos indo pelo caminho correto. A evolução técnica é real em cada atleta. O apoio dos pais tem sido muito importante para o projeto, assim como a nossa ida aos estados para as detecções regionais. Está motivando os atletas a treinarem ainda mais”, afirmou Aragão.
Os treinamentos em Piracicaba contaram com a presença de Ricardo Faria, consultor internacional da CBTM. O português treinou a seleção de seu país, levando-a da 30ª para a quinta posição do ranking mundial.
“Fiquei muito feliz em ver a evolução técnica dos detectados e a grande aceitação dos estados em colaborar com o projeto. Só assim, com a união de todos, vamos colocar o Brasil entre os melhores do mundo”, projetou Faria.
Durante as atividades em Piracicaba, Jorge Fanck e Raphael Almeida, integrantes do programa Fast Track, voltado para a formação de jovens treinadores, acompanharam os atletas detectados sob a orientação do francês Michel Gadal, consultor internacional da CBTM.
Mudanças em 2015
O Diamantes do Futuro teve mudanças este ano para se adequar às novas diretrizes da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Até 2014, a CBTM indicava à entidade talentos de até 13 anos para participarem de uma semana de treinamentos com jogadores de todo o mundo no programa Hopes.
A partir deste ano, a ITTF organizará etapas continentais que servirão de seletivas para o evento mundial, que acontecerá apenas em 2016. Assim, o limite de idade do Diamantes do Futuro teve de ser reduzido para 12 anos.
A próxima etapa do programa será uma detecção nacional, que acontecerá de 27 de julho a 2 de agosto, novamente em Piracicaba. Estão previstas ainda etapas de treinamento em setembro e novembro.
Sucesso no ano passado
Criado em 2012, o Diamantes do Futuro colheu importantes frutos no ano passado. O principal foi o intercâmbio de três semanas oferecido a quatro detectados – Diogo Silva, Eduardo Tomoike, Gustavo Gerstmann e Rafael Torino – no Shandong Luneng, clube que pertence à estatal chinesa de energia elétrica State-Grid, parceira da CBTM.
A experiência vem dando resultados na mesa. O mais recente, há uma semana, foi a medalha de prata de Rafael Torino no torneio de duplas infantis do Aberto da Espanha, etapa do Circuito Mundial juvenil.
Ao todo, mais de 50 atletas já passaram pelo programa. O objetivo para este ano é levá-lo ao maior número possível de federações estaduais, para que mais jogadores sejam detectados nos próximos meses.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br