Notícia

Copa Latino-Americana: Seleção brasileira busca manter hegemonia na competição

Por CBTM

25/05/2015 16h50


País conquistou seis dos oito ouros possíveis em quatro edições já realizadas

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 25/5/2015

A seleção brasileira disputará a partir de sexta-feira (29) a quinta edição da Copa Latino-Americana, na capital cubana Havana, com o desafio de manter sua hegemonia na competição. O país é o maior vencedor do torneio, com seis ouros em oito possíveis, além de uma prata e outros seis bronzes.

A Copa Latino-Americana foi criada em 2011 para movimentar ainda mais o calendário continental. De cara, ganhou um importante atrativo: os campeões do torneio passariam a garantir vaga nas Copas do Mundo. Neste ano, a masculina será disputada de 16 a 18 de outubro, em Halmstad, na Suécia; a feminina, de 30 de outubro a 1º de novembro, em Sendai, no Japão.

Em Havana, a seleção terá três atletas em cada naipe. Hugo Calderano (66º colocado do ranking mundial) e Lin Gui (130ª) se classificaram por serem os atuais campeões latino-americanos. Já Gustavo Tsuboi (62º), Cazuo Matsumoto (115º), Caroline Kumahara (146ª) e Ligia Silva (161ª) se garantiram pelo ranking continental.

Nas quatro primeiras edições, o Brasil dominou a competição. Entre os homens, foram quatro títulos, com Tsuboi (2011), Thiago Monteiro (2012 e 2013) e Cazuo (2014). O país soma ainda quatro bronzes: dois para Tsuboi (2013 e 2014) e dois para Cazuo (2011 e 2012).

No feminino, Carol é bicampeã, tendo levado os troféus em 2012 e 2014 – os de 2011 e 2013 foram para a dominicana Wu Xue. A paulista levou ainda um bronze em 2013. As outras duas medalhas brasileiras foram o terceiro lugar de Jessica Yamada, em 2011, e a prata de Ligia, no ano passado.

Assim, entre os representantes brasileiros em Havana, apenas dois ainda não subiram ao pódio na competição. Calderano fará sua estreia, enquanto Lin Gui caiu nas quartas em sua primeira participação, no ano passado.

A edição 2015 da Copa Latino-Americana terá 12 atletas em cada naipe. Eles serão divididos em quatro grupos com três jogadores cada. Os dois melhores avançarão às quartas de final, duelando em sistema eliminatório até a definição do campeão.

Confira a relação completa de participantes:

MASCULINO
Gustavo Tsuboi (BRASIL), Hugo Calderano (BRASIL), Cazuo Matsumoto (BRASIL)
, Jorge Campos (Cuba), Andy Pereira (Cuba), Gastón Alto (Argentina), Alberto Mino (Equador), José Ramírez (Guatemala), Marcos Madrid (México), Marcelo Aguirre (Paraguai), Diego Rodríguez (Peru) e Brian Afanador (Porto Rico)

FEMININO
Lin Gui (BRASIL), Caroline Kumahara (BRASIL), Ligia Silva (BRASIL)
, Leisy Jiménez (Cuba), Lisi Castillo (Cuba), Ana Codina (Argentina), Paulina Veja (Chile), Paula Medina (Colômbia), Lady Ruano (Colômbia), Andrea Estrada (Guatemala), Adriana Díaz (Porto Rico) e Gremlis Arvelos (Venezuela)

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?