Por CBTM
Mais maduro, santista ajudou clube a fugir do rebaixamento e já tem convite para retornar
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 28/5/2015
Massao Kohatsu (São Caetano/Seest/Xiom-SP) chegou ao Campeonato Brasileiro individual e de duplas, que começou nesta quarta-feira (27), no Centro Esportivo Miécimo da Silva, no Rio de Janeiro (RJ), com uma importante bagagem adquirida nos últimos meses. De fevereiro a abril, o paulista disputou a Liga Espanhola pelo Hispalis, sendo decisivo para ajudar a equipe a fugir do rebaixamento para a segunda divisão.
Quando Massao chegou à Europa, o clube era o lanterna da competição, com uma vitória e dez derrotas. Com o brasileiro, o Hispalis ganhou cinco dos dez jogos restantes, subiu para a décima posição e se garantiu na elite espanhola na próxima temporada.
“Foi muito bom para mim. Como jogava a liga todo fim de semana, estava me colocando em teste sempre. Aqui no Brasil, não teria tantas competições. Esse foi o principal diferencial para crescer lá: estar jogando sempre, para ajustar os detalhes a cada semana, com mais agilidade”, avaliou o brasileiro.
Massao fez um balanço positivo de sua passagem pela Espanha. Do ponto de vista técnico, o desenvolvimento foi sensível para o brasileiro.
“Consegui jogar em um bom nível, me senti bem, melhor do que quando estava no Brasil. Se não estivesse tão confiante, não conseguiria tantas vitórias. A pressão lá é muito grande”, afirmou.
A experiência de viver em um outro país também pesou para o crescimento de Massao na mesa.
“Fiquei contente com a forma como estava treinando. Estava sozinho, então poderia focar mais nos jogos, não treinar tanto. Mas me dediquei muito, treinei por conta própria. Quando voltei, senti essa maturidade”, contou.
O brasileiro deixou uma ótima impressão no Hispalis – tanto que já foi procurado para voltar a defender o clube na próxima temporada.
“Terminei a temporada com um vínculo forte com o clube. Eles querem me contratar para a próxima temporada. Pode ser que volte, daí treinaria em Cajasur Priego, que é um centro mais forte, com atletas mais fortes, como o Carlos Machado”, concluiu.
Sobre o Brasileiro
De quarta a domingo (31), o Brasileiro receberá 761 atletas para disputas individuais e de duplas. Os 594 olímpicos estarão distribuídos em 47 categorias, do pré-mirim aos veteranos. Já os 167 paralímpicos preencherão todas as 11 classes no masculino e nove no feminino.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br