Por CBTM
Pentacampeão, amazonense tem se dedicado principalmente ao papel de treinador
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 28/5/2015
O maior campeão presente ao Campeonato Brasileiro individual e de duplas, que está sendo disputado no Centro Esportivo Miécimo da Silva, no Rio de Janeiro (RJ), até irá à mesa, mas suas principais aspirações estarão fora dela. Hoje, o pentacampeão nacional Israel Barreto (APCEF Manaus-AM) se dedica mais ao papel de treinador, em que procura passar toda sua experiência na competição para seus comandados.
“Hoje em dia estou mais focado na minha vida como profissional de educação física e técnico de tênis de mesa. Então, os atletas ainda se espelham muito em mim e espero que a experiência que eu tenho possa ajudá-los bastante a se saírem bem”, afirmou.
Vencedor dos títulos masculinos adultos em 2000, 2003, 2006, 2007 e 2009, o amazonense se divide entre o papel de atleta, treinador e dirigente, com vice-presidente da federação local.
“Nosso foco hoje em Manaus é ampliar o grupo que trabalha junto, porque um grupo forte faz o atleta forte. Ainda assim, o tênis de mesa amazonense está crescendo e agora mais quatro anos à frente da federação esperamos obter mais resultados para o estado”, disse, confiante em bons resultados de seus pupilos no Brasileiro.
“O Brasileiro realmente é uma competição bem forte, mas os atletas vêm participando há algum tempo. Neste ano, tivemos de superar algumas dificuldades, mas todo ano estamos aqui na competição e esperamos ter bons resultados”, emendou.
Mesmo não estando focado na sua participação como atleta, Israel é o quarto cabeça de chave do Absoluto A e não descarta uma surpresa.
“O meu foco hoje não é vir e ser campeão, e, sim, acompanhar a equipe do Amazonas. Mas eu também vejo que o nível está muito parecido, então tudo pode acontecer”, disse.
Conquista especial
Entre os cinco títulos brasileiros, um foi mais especial para Israel.
“Em 2009, quando venci o Hugo Hoyama na final do Brasileiro, foi muito marcante pra mim. Apesar de ter tido outras conquistas, me tornei naquele momento o primeiro campeão nacional das regiões Norte e Nordeste, o que permanece até hoje”, contou o amazonense, que não esconde a admiração por Hoyama.
“O Hugo sempre foi um ídolo, um exemplo. Jogar por São Bernardo hoje, para mim, é uma honra muito grande, pois foi a cidade que ele sempre representou”, concluiu.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br