Por CBTM
Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva buscam neste domingo um lugar na decisão em Cuba
Samantha Bonnel, de Havana (CUB) – 30/5/2015
As brasileiras estão nas semifinais da Copa Latino-Americana, que acontece em Havana, capital de Cuba. Lin Gui alcançou neste sábado (30) a vaga derrotando a atleta da casa, Lisi Castillo, e enfrentará neste domingo (31) a colombiana Lady Ruano, que eliminou a chilena Paulina Vega. A competição terá ainda duelo verde-amarelo. Caroline Kumahara e Ligia Silva brigam por um lugar na final.
Para Lin Gui, a partida das quartas teve gosto especial. A 130ª colocada do ranking mundial caiu justamente nesta fase da competição no ano passado. A brasileira entrou em quadra bem mais preparada e focada para enfrentar a atleta da casa. Os dois primeiros sets foram mais difíceis, mas a confiança de Lin Gui afetou a cubana, que cometeu alguns erros simples nas parciais seguintes e perdeu por 4 a 0 – parciais de 7/11, 8/11, 10/12 e 6/11.
“Esse ano estou bem mais firme para enfrentar jogos difíceis. E hoje de manhã fiquei assistindo ao jogo dela e analisei os pontos fortes e fracos. Aí já fui prevendo o jogo”, contou Lin Gui, que recentemente enfrentou e venceu a cubana no Campeonato Latino-Americano, em Buenos Aires.
O jogo seguinte foi mais difícil para a brasileira Caroline Kumahara (146ªª), que enfrentou Adriana Díaz. Apesar de ter apenas 14 anos, a competidora porto-riquenha é sempre uma forte oponente e comprovou isso abrindo dois sets de vantagem. Caroline aproveitou alguns erros de Adriana para reagir e levou as parciais seguintes. A brasileira, que já foi ouro em 2012 e 2014 e o bronze em 2013 na mesma competição, venceu a porto-riquenha por 4 a 2 (8/11, 11/13, 11/7, 11/4, 14/12, 11/4).
“Ela está numa idade em que pode soltar bastante o braço, então acho que ela não entrou com muito medo. Eu sentia que ela estava soltando muito o braço, mas quando ela abriu a diferença eu comecei a acertar mais. E quando ela estava na frente, sentiu a pressão de ganhar e começou a errar umas bolas que ela não atava errando antes”, analisou Caroline Kumahara.
Ligia Silva (161ª) foi a última a entrar em quadra e teve um jogo mais tranquilo do que as conterrâneas. A argentina Ana Codina começou o primeiro set na frente, mas cometeu erros simples e permitiu que a brasileira buscasse o empate logo na segunda parcial. Muito concentrada, Ligia seguiu dominando os pontos até o fim e ganhou por 4 a 1 (11/6, 12/10, 11/7, 11/4, 11/5).
A experiente atleta, que levou a prata em 2014, se prepara para enfrentar novamente a colega Caroline Kumahara, desta vez nas semifinais.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br