Notícia

Copa Latino-Americana: Tsuboi e Cazuo confirmam favoritismo e vão às semifinais

Por CBTM

31/05/2015 10h58


Estreante, Hugo Calderano não consegue passar das quartas da competição em Cuba

Samantha Bonnel, de Havana (CUB) – 30/5/2015

Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto confirmaram o favoritismo brasileiro e avançaram neste sábado (30) para as semifinais da Copa Latino-Americana, que está sendo disputada em Havana, capital de Cuba. Tsuboi, que já levou o ouro em 2011 e o bronze em 2013 e 2014, enfrentará o porto-riquenho Brian Afanador. Cazuo passou pelo argentino Gastón Alto e enfrentará o equatoriano Alberto Mino. As partidas estão marcadas para este domingo (31).

O primeiro brasileiro a entrar em quadra nas quartas de final foi Tsuboi (62º colocado do ranking mundial). Com um jogo agressivo, o paulista saiu na frente de Andy Pereira e venceu o primeiro set por 11/7. O cubano buscou o empate no segundo set, mas não aguentou a pressão e perdeu por 4 a 1 – parciais de 11/7, 9/11, 11/8, 11/8 e 11/5.

“Já tinha jogado com ele e nas outras vezes também ganhei, mas todos foram jogos duros. E com esse calor e esses ralis longos foi um pouco difícil de administrar, mas eu acho que hoje ele estava um pouco mais passivo do que das outras vezes e eu consegui executar (o jogo) de boa forma”, analisou.

Com jogadas melhor executadas do que na fase classificatória, Tsuboi se vê preparado para repetir o feito de 2011, quando levou o ouro na mesma competição.

“A expectativa é jogar o meu melhor nível. De ontem para hoje, já joguei melhor e agora é descansar para jogar bem amanhã e o objetivo é ganhar mais um ouro”, disse Tsuboi.

?Hugo Calderano (66º) não teve a mesma sorte em sua primeira participação no evento. Embora seja conhecido por sua grande capacidade de se concentrar em quadra, o brasileiro não passou pelo jogo duro de Alberto Mino. Após dois sets bem concorridos, o porto-riquenho pressionou e Calderano acabou perdendo por 4 a 0 (12/10, 14/12, 11/8 e 11/8).

 Mino já buscava a vitória sobre um brasileiro há cinco anos. Desde de a primeira edição do campeonato, o porto-riquenho tem sido eliminado por brasileiros e esta é a primeira vez que ele passa para as semifinais.

“Posso dizer que tirei uma pedra do sapato. Os brasileiros são difíceis. Normalmente sinto que é um pouco mais difícil com Cazuo, mas para ganhar o título tenho que ganhar de todos”, disse Mino.

A superioridade de Cazuo Matsumoto (115º) apareceu neste sábado ao enfrentar Gastón Alto. Depois de uma estreia dura na fase classificatória, o brasileiro se recuperou e venceu o argentino por 4 a 0 (11/4, 11/9, 11/6 e 11/4).

“Eu achei um ritmo e um jeito de me concentrar melhor. Acho que isso fez diferença nesse jogo”, finalizou Cazuo, detentor do ouro em 2014 e bronze em 2011 e 2012.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?