Por CBTM
Seleção domina as decisões e já garante as duas vagas nas Copas do Mundo individuais
Samantha Bonnel, em Havana (CUB) – 31/5/2015
Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi não ficaram atrás das companheiras de seleção. Os brasileiros confirmaram neste domingo (31) passagem à final masculina da Copa Latino-Americana, em Havana, capital de Cuba. Tsuboi eliminou o porto-riquenho Brian Afanador por 4 sets a 2, enquanto Cazuo venceu o equatoriano Alberto Miño por 4 a 1. A decisão do título será disputada logo mais, às 19h (de Brasília).
Mais cedo, às 18h20, será a vez de Lin Gui e Caroline Kumahara duelarem pelo ouro feminino. Com os dois títulos garantidos, a seleção terá representantes nas Copas do Mundo individuais deste ano, que acontecerão no segundo semestre.
O jogo entre Tsuboi (62º colocado no ranking mundial) e o estreante Brian Afanador (229º) começou equilibrado e o porto-riquenho levou o primeiro set por 11/9. O brasileiro voltou para a segunda parcial mais focado e dominou os sets seguintes, com três parciais de 11/5. Afanador buscou o quinto set, mas Tsuboi se impôs e fechou o jogo em 4 a 2 (9/11, 11/5, 11/5, 11/5, 5/11 e 11/8).
“Foi a primeira vez que eu enfrentei o Brian e eu tive muitos problemas para receber os saques dele. Ele também é agressivo depois do saque, então tive dificuldade para me adaptar no primeiro set. Depois, eu consegui me ajustar dentro do jogo e ficou mais tranquilo”, analisou Tsuboi, detentor do título de 2011 e dos bronzes de 2013 e 2014.
Cazuo (115º) eliminou pelo segundo ano consecutivo Alberto Miño. O atual campeão também fez um primeiro set equilibrado, mas o equatoriano foi quem finalizou em 13/11. Após conversar com o técnico Jean-René Mounie, Cazuo cresceu na mesa e dominou os sets seguintes, levando o jogo por 4 a 1 (11/13, 11/6, 11/9, 11/6 e 11/1).
“O Alberto Miño conhece bem o meu jogo então é sempre difícil. Como ele demora bastante para jogar, tiveram momentos em que eu perdi o foco e a concentração. Eu perdi o primeiro set por causa disso. Mas mesmo assim eu consegui manter a calma no jogo e fui bem. Agora, vou tentar ganhar de novo este título”, disse Cazuo.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa