Notícia

Copa Latina-Americana: Cazuo e Thiago garantem finais 100% brasileiras em Havana

Por CBTM

01/06/2015 13h38


Seleção domina as decisões e já garante as duas vagas nas Copas do Mundo individuais

Samantha Bonnel, em Havana (CUB) – 31/5/2015

Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi não ficaram atrás das companheiras de seleção. Os brasileiros confirmaram neste domingo (31) passagem à final masculina da Copa Latino-Americana, em Havana, capital de Cuba. Tsuboi eliminou o porto-riquenho Brian Afanador por 4 sets a 2, enquanto Cazuo venceu o equatoriano Alberto Miño por 4 a 1. A decisão do título será disputada logo mais, às 19h (de Brasília).

Mais cedo, às 18h20, será a vez de Lin Gui e Caroline Kumahara duelarem pelo ouro feminino. Com os dois títulos garantidos, a seleção terá representantes nas Copas do Mundo individuais deste ano, que acontecerão no segundo semestre.

 O jogo entre Tsuboi (62º colocado no ranking mundial) e o estreante Brian Afanador (229º) começou equilibrado e o porto-riquenho levou o primeiro set por 11/9. O brasileiro voltou para a segunda parcial mais focado e dominou os sets seguintes, com três parciais de 11/5. Afanador buscou o quinto set, mas Tsuboi se impôs e fechou o jogo em 4 a 2 (9/11, 11/5, 11/5, 11/5, 5/11 e 11/8).

“Foi a primeira vez que eu enfrentei o Brian e eu tive muitos problemas para receber os saques dele. Ele também é agressivo depois do saque, então tive dificuldade para me adaptar no primeiro set. Depois, eu consegui me ajustar dentro do jogo e ficou mais tranquilo”, analisou Tsuboi, detentor do título de 2011 e dos bronzes de 2013 e 2014.

Cazuo (115º) eliminou pelo segundo ano consecutivo Alberto Miño. O atual campeão também fez um primeiro set equilibrado, mas o equatoriano foi quem finalizou em 13/11. Após conversar com o técnico Jean-René Mounie, Cazuo cresceu na mesa e dominou os sets seguintes, levando o jogo por 4 a 1 (11/13, 11/6, 11/9, 11/6 e 11/1).

“O Alberto Miño conhece bem o meu jogo então é sempre difícil. Como ele demora bastante para jogar, tiveram momentos em que eu perdi o foco e a concentração. Eu perdi o primeiro set por causa disso. Mas mesmo assim eu consegui manter a calma no jogo e fui bem. Agora, vou tentar ganhar de novo este título”, disse Cazuo.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?