Notícia

Copa Latino-Americana: Caroline Kumahara vence final brasileira e leva o tri

Por CBTM

01/06/2015 13h41


Mesatenista de 19 anos bate Lin Gui na decisão e garante vaga na Copa do Mundo individual

Samantha Bonnel, em Havana (CUB) – 31/5/2015

Em uma final que demonstrou a força atual do tênis de mesa feminino brasileiro, Caroline Kumahara derrotou Lin Gui neste domingo (31), em Havana, capital de Cuba, e conquistou o tricampeonato da Copa Latino-Americano. A mesatenista de 19 anos já havia levado o título em 2012 e no ano passado.

Na decisão, Carol (146ª colocada do ranking mundial) se manteve à frente no placar durante a maior parte do jogo, mas teve dificuldades para fechar as parciais contra Lin Gui (130ª). No fim, vitória por 4 sets a 0, parciais de 12/10, 12/10, 11/8 e 11/2.

“O jogo todo estava tenso e eu estava bem concentrada para não dar chance para a Gui. Conheço o jogo dela e sei que está bem forte. Mas eu lutei como fiz durante todo o torneio. Fui melhorando aos poucos e brigando ponto por ponto para conquistar essa vitória”, comemorou Carol.

Lin Gui devolveu os elogios à companheira de seleção e prometeu voltar ainda mais forte para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em junho, no Canadá.

“Eu já estava muito feliz de chegar à final contra a Carol, mas sei que ela é muito forte. E ela jogou muito bem hoje. Eu não estava conseguindo fechar e senti muita dificuldade para virar o jogo.  Agora eu tenho que tirar proveito disso, descobrir os pontos fracos e trabalhar firme para chegar bem mais preparada ao Pan”, disse Lin Gui.

Mais cedo, Ligia Silva (161ª) garantiu o pódio 100% verde e amarelo ao derrotar a colombiana Lady Ruano (256ª) na disputa de terceiro lugar por 4 a 2 (11/6, 11/6, 5/11, 11/5, 14/16 e 11/8).

“Sempre venho para as competições para ganhar, mas estar no pódio já é muito gratificante”, disse a amazonense radicada em Santos (SP).

O título garantiu Carol na Copa do Mundo individual deste ano. A competição será disputada de 30 de outubro a 1º de novembro, em Sendai, no Japão.

Cabeça de chave número dois da competição, Carol conquistou o título de forma invicta. Na primeira fase, derrotou a cubana Lisi Castillo (263ª), por 4 a 0, e a colombiana Paula Medina (193ª), por 4 a 3. A vítima nas quartas foi a porto-riquenha Adriana Díaz (165ª), de virada, por 4 a 2. Na semi, vitória por 4 a 1 sobre a compatriota Ligia Silva.

Carol vem de um intenso período de treinamentos em grandes potências do tênis de mesa. Antes do Mundial, esteve na Coreia do Sul. Após a competição, permaneceu na China, onde passou por mais um intercâmbio.

Ainda neste domingo, Gustavo Tsuboi (62º) e o atual campeão Cazuo Matsumoto (115º) disputarão o título masculino da competição. O bronze ficou com o algoz de Hugo Calderano (66º) nas quartas de final, o equatoriano Alberto Miño (219º), que derrotou o porto-riquenho Brian Afanador (229º) por 4 a 3 (8/11, 5/11, 12/10, 11/9, 11/5, 8/11 e 11/7).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?