Notícia

Projeto ‘Sacando para o futuro’ leva tênis de mesa para escolas municipais na Paraíba

Por CBTM

01/06/2015 22h08


Iniciativa surgiu em Cabedelo, região metropolitana da capital João Pessoa

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 01/06/2015

Começou na última semana o projeto Sacando para o futuro, na cidade de Cabedelo, região metropolitana da capital paraibana, João Pessoa. A iniciativa visa implantar o tênis de mesa como atividade curricular esportiva e de lazer nas escolas do município e conta com equipamento cedido pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação (Seduc) e do Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e seis escolas já receberam os kits para a prática esportiva: Silvana Pontes, Maria Pessoa, Rosa Figueiredo, Imaculada Conceição, Plácido de Almeida e Maria José de Miranda Burity.

Dentre os equipamentos estão inclusos mesas, raquetes e bolinhas. No lançamento do projeto, ainda houve uma demonstração da prática da modalidade envolvendo os alunos. Essas seis primeiras escolas contempladas compõem o grupo de 16 unidades de ensino que receberão, até o próximo mês, os novos kits.

“A Sejel está comprometida com a dinamização, a ampliação e o desenvolvimento de todas as modalidades esportivas, para todas as faixas etárias da população. Com baixíssimo custo, pretende-se alcançar melhores resultados pedagógicos nas escolas, da qualidade de vida de todos e até mesmo a representatividade de Cabedelo em competições esportivas”, destacou Emerson Lucena, titular da Sejel.

A partir do Projeto Sacando para o Futuro, o Tênis de Mesa passa a compor a grade curricular pedagógica das escolas municipais, na disciplina de Educação Física. As aulas vão acontecer duas vezes por semana, por um período de duas horas, e deverão receber a adesão de metade dos alunos entre os sete e 12 anos.

Desde agosto de 2014, a Sejel e a Seduc, em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e com a Federação Paraibana de Tênis de Mesa (FPTM), promoveram a capacitação de 25 professores, em teoria e técnica, através do Curso Técnico ITTF Nível 1.

“O Tênis de Mesa é um esporte olímpico e a 3ª modalidade esportiva mais praticada no Brasil, depois do futebol e do vôlei. Tem grande capacidade interativa, utiliza espaços menores e é sempre bem recebido pelos jovens. Cabedelo tem condições e precisa ocupar representatividade esportiva a nível estadual, regional e nacional. O projeto Sacando Para o Futuro, portanto, deseja integrar os currículos pedagógicos escolares e em áreas de convivência, mas também em busca de resultados em futuras competições da modalidade”, comentou Marcos Wilde, diretor de esportes da Sejel.

Cabe ressaltar que algumas escolas do município já dispunham de mesas e parte do equipamento, porém, sem abordagem pedagógica e orientação técnica. O projeto atual recuperou alguns equipamentos e recebeu novos kits cedidos pela CBTM, que também disponibilizou os conteúdos da capacitação.

“Trata-se de uma iniciativa muito bem vinda, que deve somar com outras atividades escolares, que contribui com a disciplina, saúde e recreação dos alunos”, explicou Lourdes Calado, diretora da Escola Municipal Silvana Pontes.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?