Por CBTM
Novas iniciativas prometem colocar Alagoas em destaque ainda maior na modalidade
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 10/6/2015
Sede da terceira etapa da Copa Brasil 2015, de 2 a 5 de julho, Maceió (AL) deu importantes passos nos últimos meses para ganhar relevância ainda maior no cenário nacional. A capital alagoana viu sua estrutura para a modalidade crescer e novas ações serem desenvolvidas, com atenção especial à busca por novos talentos.
Em abril, foi inaugurado em Maceió o Centro Estadual Olímpico e Paralímpico de Treinamento de Alagoas Francisco Nonaka, primeira instalação do gênero dedicada exclusivamente ao tênis de mesa no país.
Localizado no Clube Jaraguá Tênis Clube, o espaço de 220m² possui capacidade para cinco mesas e conta com estrutura de ponta. O projeto foi desenvolvido pela Federação Alagoana de Tênis de Mesa (FATM) com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que doou cerca de R$ 80 mil entre materiais, como mesas importadas e pisos, e suporte financeiro para a obra.
“O sentimento é de conquista, de vitória. Com relação ao futuro, teremos uma dinamização do tênis de mesa alagoano, que agora tem um CT com os melhores materiais e que abrigará projetos de alto rendimento e de inclusão social. Será um divisor de águas, uma nova realidade”, disse o presidente da FATM, Flávio Seixas, na inauguração do centro.
O CT Francisco Nokaka passou ainda a ser um centro de detecção e formação de talentos, fazendo parte do programa Diamantes do Futuro, desenvolvido pela CBTM. A iniciativa alagoana é uma das primeiras do país alinhadas ao modelo nacional.
Mais ações
Na busca por novas promessas do tênis de mesa brasileiro, a FATM fechou parceria com a LBV Maceió, uma das 71 unidades da rede no país. O acordo fez com que 200 jovens de 6 a 18 anos passassem a conhecer e praticar regularmente a modalidade, tornando-se uma importante fonte de talentos para o Diamantes do Futuro.
Também em abril, o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, se reuniu com o secretário municipal de Esportes de Maceió, Antônio Moura, e apresentou proposta para a instalação de mesas de blindex, desenhadas pelo arquiteto carioca Índio da Costa, na orla da cidade. A possibilidade foi bem recebida.
No mesmo dia, Azevedo se encontrou ainda com a secretária estadual de Esportes, Claudia Petuba. Em pauta, entre outros temas, uma parceria para levar o tênis de mesa a comunidades carentes de Alagoas, como parte do programa Diamantes do Futuro.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br