Notícia

Pan 2015: Seleção entra na reta final da preparação com treinos em São Caetano

Por CBTM

11/06/2015 15h13


Primeira etapa começará em 25 de junho e terá sete dias de atividades com 14 atletas

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 11/6/2015

A seleção brasileira de tênis de mesa iniciará no próximo dia 25 a reta final de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, que serão disputados de 10 a 26 de julho, no Canadá. O evento é o principal compromisso da equipe na temporada, já que classificará os campeões individuais para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Os seis convocados para o Pan – Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Thiago Monteiro, Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva – passarão por sete dias de atividades ao lado de outros oito atletas no centro de treinamento de São Caetano do Sul (SP). Além dos inscritos, estarão os reservas Cazuo Matsumoto e Jessica Yamada e os convidados Vitor Ishiy, Eric Jouti, Humberto Manhani, Bruna Alexandre, Renan Ferreira e Massao Kohatsu.

Por conta da longa temporada, os convocados tiveram um período de descanso de dez dias após a disputa da Copa Latino-Americana, há duas semanas, em Cuba. Na ocasião, a seleção teve um grande desempenho em ambos os naipes. Ao todo, foram cinco medalhas: ouros para Tsuboi e Carol, pratas para Cazuo e Lin Gui e bronze para Ligia.

Um dos desafios nesta primeira etapa de treinamentos – a segunda será de 7 a 12 de julho, no Rio de Janeiro (RJ) – será conciliar as necessidades técnicas e físicas dos atletas.

“Encontrar o balanço entre qualidade e quantidade de trabalho, sem atrapalhar a saúde do jogador, é fundamental para conseguirmos alcançar nossa meta no Canadá. A equipe técnica precisa entender bem as capacidades de cada um, e a comunicação entre nós e os atletas será uma chave para obter esse resultado”, explicou o técnico Jean-René Mounie.

Os dois períodos de treinamento terão papéis distintos na preparação dos atletas para o Pan.

“Durante o primeiro, vamos trabalhar bastante a parte técnica, encarar os pontos mais fracos de cada um. Temos tempo ainda para mudar pequenos detalhes. E, com certeza, também iremos propor um trabalho físico importante com trabalho de pernas na mesa. Então, o ritmo de jogo será uma prioridade nesse período. Teremos mais tempo para a parte de saque/recepção no segundo, mais perto do evento”, disse Mounie.

No embalo das conquistas

Para o treinador francês, as medalhas conquistadas na Copa Latino-Americana servirão de motivação para os atletas antes do Pan. Na competição, eles tiveram pela frente potenciais adversários em Toronto.

“A avaliação é realmente positiva. Mesmo se até hoje os brasileiros dominaram esse evento, acho muito importante ficarmos satisfeitos, felizes com o desempenho. Às vezes, quando estamos acostumados a ganhar, podemos nos esquecer de aproveitar, mas isso é um erro. Nunca é fácil ganhar, exigiu muito esforço de cada um”, concluiu.

As disputas de tênis de mesa do Pan irão de 19 a 25 de julho. Como o Brasil já tem garantidas as suas equipes no Rio 2016, por ser o país-sede da competição, o principal objetivo da seleção é levar os títulos individuais, que valem vaga no evento do ano que vem.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?