Por CBTM
Brasileiros batem a Argentina em final emocionante, decidida apenas no quinto jogo
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 25/6/2015
O primeiro ouro brasileiro no Campeonato Latino-Americano juvenil e infantil, em Aguada, Porto Rico, foi conquistado nesta quinta-feira (25), com altas doses de emoção. Em uma final marcada pelo equilíbrio, a seleção infantil masculina derrotou a Argentina por 3 jogos a 2 e ficou com o título por equipes.
O time formado por Guilherme Teodoro, Eduardo Tomoike, Rafael Torino e João Gabriel Santos levou o ouro de forma invicta. Na fase de grupos, eles derrotaram Barbados e Porto Rico B sem perderem sequer um jogo. Na semi, venceram o Peru por 3 a 2.
A decisão começou com vantagem argentina, após a vitória de Martin Bentancor sobre Jojão Gabriel: 3 sets a 2, parciais de 11/3, 7/11, 7/11, 12/10 e 12/10. Os brasileiros, no entanto, buscaram a virada. Teodoro venceu Emanuel Lara – 3 a 2 (9/11, 11/8, 6/11, 11/8 e 11/6) –, enquanto Tomoike bateu Alexis Orencel – 3 a 0 (11/2, 11/6 e 11/6).
Bentancor igualou o confronto ao derrotar Teodoro por 3 a 2 (7/11, 11/8, 8/11, 11/3 e 11/7). Coube a João Gabriel garantir o ouro para o Brasil, superando Lara em sets diretos, parciais de 11/9, 11/9 e 11/9.
No feminino, a seleção infantil foi eliminada pelo México nas semifinais e levou o bronze.
Mais medalhas em jogo
Ainda nesta quinta, a seleção disputará as duas finais juvenis por equipes. No feminino, Bruna Takahashi, Leticia Nakada, Martina Kohatsu e Alexia Nakashima enfrentarão Porto Rico B. No masculino, Gustavo Yokota, Isaac Zauli, Vitor Santos e Rodrigo Yonesake terão pela frente a Argentina.
Mesmo que sejam derrotadas nas finais, as equipes brasileiras já alcançaram o primeiro objetivo na competição: garantir a classificação para o Mundial da categoria, que será disputado em dezembro, na França.
Logo mais, a partir das 16h (de Brasília), serão disputadas as fases de grupos das chaves individuais infantis masculina e feminina. Os juvenis voltarão à mesa apenas na sexta-feira (26), às 10h30.
O Latino-Americano é a principal competição de base do primeiro semestre, já que é classificatório para o Mundial juvenil e para o Desafio Mundial de Cadetes.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br