Por CBTM
Jovem mesatenista está no Brasil se preparando com a seleção
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 29/6/2015
Há exatamente uma semana, Hugo Calderano (63º no ranking mundial) completou 19 anos de idade – 11 deles dedicados ao tênis de mesa. E apesar da grande experiência conquistada nos últimos anos, ele ainda tem novos desafios pela frente na carreira, como a disputa de seus primeiros Jogos Pan-Americanos, este ano, no Canadá.
“Estou muito focado, é a principal competição do ano com certeza. Eu vou para buscar medalhas, mas é o meu primeiro Pan... tem uma certa pressão por sermos brasileiros e teoricamente favoritos, mas tenho que deixar isso de lado”, comentou o jovem.
Lidar com a pressão é uma das especialidades de Calderano, apontam os especialistas, e alguns episódio da promissora carreira parecem comprovar esse ponto forte. Em 2009, aos 15 anos, salvou um match point antes de vencer ninguém menos que Hugo Hoyama por 3 a 2 em uma seletiva da seleção. Na Alemanha, bateu a lenda alemã Timo Boll, primeiro não asiático a chegar ao topo do ranking mundial e na época sétimo melhor – desta vez, com autoridade: 3 a 0.
Assim, Calderano chega a Toronto como um dos principais jogadores da competição, papel completamente diferente do que desempenhou em 2007, quando os Jogos foram realizados no Rio de Janeiro.
“Eu me lembro das últimas edições. Em 2007, eu fui assistir a final por equipes, quando ganhamos da Argentina. Há oito anos eu estava assistindo e agora estar lá com eles é muito bom, um sentimento de ter cumprido meu objetivo”, reflete Hugo, que brinca com a experiência dos companheiros de equipe
“Acho que é muito bom estar entre eles, que já jogaram vários (Pan-Americanos), na disputa por equipes isso é muito bom. Só que na hora não tem tanto isso de abrir o jogo e dar muitas dicas, no individual somos rivais também (risos)”, lembra.
A pouco menos de um mês do torneio, Calderano passa pelo último período de treinos junto com a seleção brasileira. Atualmente em São Caetano, no centro de treinamento da equipe verde e amarela, o mesatenista já passou uma semana no Rio de Janeiro, sua cidade natal, e voltará à capital carioca para outra semana de treinos.
E para quem mora sozinho na pequena Ochsenhausen, sede de sua equipe na Alemanha, qualquer proximidade da família é comemorada. Mesmo que agora não tão próximo quanto Hugo gostaria.
“Semana que vem vou pro rio de novo, mas não vou ficar na minha casa e sim no alojamento. De qualquer forma é muito bom estar na mesma cidade que a familia, eles com certeza me dão muita força pra conseguir chegar bem lá. Nesse finalzinho não é só uma questão de tênis de mesa, também tem a parte emocional”, aponta Calderano.
Em seu último torneio com a camisa da seleção, a Copa Latino-Americana, o jovem acabou superado nas quartas de final pelo porto-riquenho Alberto Mino. Contudo, não carrega nenhuma bagagem negativa da experiência e demonstra a maturidade que pode levá-lo ao título .
“Realmente não foi o que eu esperava, mas acontece não da pra jogar todos os campeonatos no seu melhor nível e acho que a minha motivação é a mesma, não muda. Desde o início eu queria chegar muito bem no Pan e ainda mais por ser o principal torneio do ano”, finalizou.
Os Jogos Pan-Americanos de Toronto começam no próximo dia 10 de julho. As partidas do tênis de mesa têm início no dia 19, com as disputas por equipes que vão até o dia 21. A partir do dia 22, os torneios individuais seguem até o dia 25.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br