Por CBTM
Jovens mesatenistas confirmaram favoritismo e demonstraram maturidade
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 3/7/2015
O excelente desempenho da seleção brasileira no Campeonato Latino-Americano infantil e juvenil, realizando em Porto Rico, rendeu 21 medalhas e dez vagas nos Mundiais das categorias. Para o técnico Nelson Kusuoka, o Kazu, os jovens talentos souberam lidar com a pressão e mostraram do que são capazes.
“O Brasil mostrou a sua força, além de conquistar o Troféu Eficiência, garantiu vaga para o Mundial Juvenil na França, no masculino e no feminino, e no Desafio Mundial de Cadetes, também nos dois naipes”, comemorou, citando também a taça de melhor equipe da competição.
Na categoria Juvenil, a final individual foi verde e amarela, entre Letícia Nakada e Alexia Nakashima – vencida por Nakada: 4 sets a 1, parciais de 6/11, 12/10, 11/7, 11/6 e 11/7. Nas duplas, as adversárias na decisão jogaram juntas e foram campeãs. E ao lado de Martina Kohatsu e Bruna Takahashi, também levaram o torneio por equipes.
“No Juvenil, tínhamos uma grande responsabilidade e pressão, pois sabíamos que éramos favoritos. Mesmo assim conseguimos manter a tranquilidade e alcançar o nosso objetivo”, elogiou Kazu.
Mesmo com o grande desempenho das meninas, Gustavo Yokota foi o principal alvo de elogios por parte do treinador. Ele bateu o argentino Fermín Tenti por 4 a 3 (11/3, 11/8, 7/11, 5/11, 8/11, 11/8 e 11/7) e no fim acabou com a prata individual, após ser superado pelo porto-riquenho Brian Afanador na decisão.
“O destaque deixo para o atleta Gustavo Yokota que, mesmo perdendo a final, conseguiu uma vitória histórica na semifinal, vencendo o Fermín Tenti. O Yokota tinha jogado muitas vezes e nunca tinha o vencido, mas desta vez foi diferente”, apontou.
Além dele, Alexia, Letícia, Bruna e Martina, Isaac Zauli, Vitor Santos e Rodrigo Yonesake, que formaram ao lado de Yokota a equipe vice-campeã juvenil, também irão representar o Brasil no Mundial Juvenil, que será disputado em Vendee, na França, de 29 de novembro a 6 de dezembro.
Infantil também faz bonito em Porto Rico e carimba o passaporte para Desafio Mundial
Assim como na categoria juvenil, no infantil houve final entre brasileiros: Guilherme Teodoro e Eduardo Tomoike lutaram pelo ouro no individual, e o primeiro venceu por 4 sets a 3 (7/11, 5/11, 11/6, 11/8, 8/11, 11/7 e 11/3). Rafael Torino, que ficou com o bronze, formou com Teodoro a parceria que faturou o torneio de duplas, e o trio teve a ajuda de João Gabriel Santos para levar o título por equipes.
Entre as meninas, Bruna Takahashi, atual líder do Circuito Mundial juvenil, conquistou o torneio individual após vencer a porto-riquenha Adriana Díaz por 4 a 2 (11/5, 15/17, 11/5, 5/11, 15/13 e 11/2). No pódio, com o bronze, estiveram também Fernanda Kodama e Luana Katsumata. Ao lado de Bruna, Fernanda foi vice-campeã nas duplas. A seleção ainda levou o bronze por equipes, com Fernanda, Luana e Vitoria Ucima.
“Conseguimos colocar, tanto no masculino como no feminino, três brasileiros no pódio. Destaque para os atletas Bruna Takahashi e Guilherme Teodoro, que garantiram vaga na equipe Latino-Americana no Desafio Mundial de Cadetes, em outubro”, declarou o técnico Kazu.
O Desafio Mundial de Cadetes será realizado em Sharm El-Seikh, no Egito, de 23 a 31 de outubro. Em 2014, Vitor Santos e Bruna Takahashi representaram o Brasil.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br