Por CBTM
CBTM segue planejamento para oferecer seminários e cursos nas principais competições nacionais
Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Maceió (AL) – 3/7/2015
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) ofereceu, nesta terceira etapa de Copa Brasil 2015, que está sendo realizada em Maceió (AL), o primeiro curso de formação de árbitros realizado em competições com a chancela da entidade, dentro do planejamento de qualificação da arbitragem nacional.
Morgana Gomes (foto), que está cursando o último semestre de Educação Física na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ficou muito satisfeita com o curso.
“Ter comparecido abriu minha mente em relação ao tênis de mesa. Eu não conhecia muito o esporte de alto rendimento, apenas como forma de lazer, e gostei bastante”, afirmou a jovem de 23 anos, que foi um dos cinco alunos em Maceió.
Morgana, que trabalha em um projeto social de iniciativa do presidente da Federação Alagoana de Tênis de Mesa, Flávio Seixas, mas só havia arbitrado partidas de badminton, agora pretende começar no esporte não só fora da mesa.
“Eu pratico o badminton, porque gosto de jogar os esportes que arbitro. Comentei com a Mariclea (Gomes, coordenadora de arbitragem) que agora quero começar a jogar o tênis de mesa para entender mais o que está acontecendo”, revelou.
A elaboração dos conteúdos ministrados, entre atividades teóricas e práticas, foi feita por Mariclea Gomes e os árbitros internacionais Fernando Moleda, Maria José Ferrer e Leonor Demário. As duas árbitras possuem o blue bagde da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) no Brasil – o que as permite arbitrar em qualquer evento da modalidade, incluindo os Jogos Olímpicos.
A ideia é que em todo evento com a chancela da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), seja oferecida a oportunidade para os árbitros de aperfeiçoamento, de acordo com o grau de desenvolvimento dos profissionais que atuarão em cada evento. Manaus (AM) recebeu o primeiro seminário de reciclagem do quadro de arbitragem que atua nas principais competições nacionais, e foi realizado na última edição da Copa Brasil 2015.
Ainda em Maceió, acontecerá mais um seminário de reciclagem para os árbitros já experientes neste tipo de competição.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br