Por CBTM
Seleção brasileira teve reforços internacionais e tecnológicos na primeira etapa da preparação final para Toronto
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 4/7/2015
A comissão técnica da seleção brasileira aprovou a primeira etapa de treinamentos da preparação final para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. A equipe esteve reunida durante uma semana em São Caetano do Sul (SP) para intensas atividades, que contaram com importantes reforços internacionais e tecnológicos.
A seleção terá seis representantes no Pan: Gustavo Tsuboi (49º colocado do ranking mundial), Hugo Calderano (63º) e Thiago Monteiro (139º), no masculino, e Lin Gui (124ª), Caroline Kumahara (133ª) e Ligia Silva (163ª), no feminino.
Além deles, outros oito atletas participaram das atividades em São Caetano: os reservas Cazuo Matsumoto (108º) e Jessica Yamada (220ª) e os convidados Vitor Ishiy (281º), Eric Jouti (371º), Humberto Manhani (301º), Bruna Alexandre (413ª), Renan Ferreira (827º) e Massao Kohatsu (363º).
“Em geral, posso dizer que deu tudo certo. Os atletas trabalharam bem para manter os pontos fortes e evoluir os pontos mais fracos. Fisicamente, foi muito positivo, pois todos conseguiram treinar normalmente, sem dores. Mentalmente, acredito que todos voltaram com energia e vontade de obter bons resultados. Estou satisfeito, tivemos dois pontos fundamentais: intensidade e ambiente calmo”, avaliou o técnico da seleção masculina, Jean-René Mounie.
Os treinos foram reforçados pela presença do sparring Chen Weixing, ex-número nove do mundo. O chinês naturalizado austríaco já foi considerado um dos melhores jogadores defensivos do mundo.
Fora da mesa, a seleção contou com as presenças de dois consultores internacionais: o especialista em psicologia do esporte François Ducasse e o preparador físico Mikael Simon.
“Eles ajudaram muito. Tivemos duas reuniões com o François, e sempre podemos tirar alguma coisa legal. Nessas conversas, as meninas estão demonstrando muito foco, confiança, tem na cabeça o que precisam fazer em Toronto”, disse o técnico da seleção feminina, Hugo Hoyama, dono de dez medalhas de ouro pan-americanas.
“Espero poder ajudar também. Como eu tive a felicidade de disputar várias finais, posso passar minha experiência para que elas cheguem um pouco mais tranquilas, sem aquela pressão que vem à cabeça”, completou.
Os treinamentos também ganharam em tecnologia. Os técnicos tiveram à disposição o sistema de vídeo análise Dartfish, que auxilia na correção de movimentos e também terá papel importante nas competições, principalmente nas estatísticas e no estudo dos adversários.
“O Dartish pode nos ajudar de várias formas. Nos treinos da última semana, foi muito útil durante os períodos de robô. Ele também pode nos ajudar a analisar os adversários, então iremos aproveitá-lo durante a competição”, explicou Jean-René.
A seleção voltará a se reunir neste domingo (8) para um novo período de oito dias de treinamento, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ). Será a última etapa da preparação antes do embarque para Toronto.
“Acho ótimo que será no Rio, num lugar onde todos poderão focar praticamente 100%, já que estaremos concentrados no mesmo local. Faremos um trabalho legal para sairmos daqui bem focados e, principalmente, confiantes”, projetou Hoyama.
O Pan de Toronto será disputado de 10 a 26 de julho – as disputas do tênis de mesa estão marcadas para 19 a 25. O evento é o mais importante da temporada, já que classificará os campeões individuais para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br