Por CBTM
Modalidade é escolhida para projeto piloto na capital Maceió e já demonstra resultados
Daniel Leal e Matheus Quelhas, em Maceió (AL) – 5/7/2015
Com apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e da Federação Alagoana de Tênis de Mesa (FATM), o governo de Alagoas e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) escolheram o tênis de mesa para ajudar a promover inclusão social em comunidades carentes do estado.
A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude criou o programa Na Base do Esporte, que já iniciou um trabalho de desenvolvimento da modalidade em um dos seis bairros de mais alta vulnerabilidade social na capital Maceió, o Conjunto Santa Maria.
Segundo a secretária Claudia Petuba, a realização da terceira etapa da Copa Brasil 2015 na cidade reforça o potencial do tênis de mesa como ferramenta de desenvolvimento social.
“O evento ajuda a mostrar como é uma modalidade propícia para promover a inclusão social. Ela pode ser ampliada e difundida e estamos estudando para isso. Já começamos o trabalho e, agora, a ideia é ampliá-lo, popularizando o esporte e democratizando o acesso a ele”, afirmou.
O vereador Marcelo Malta também demonstrou confiança no sucesso do programa.
“O programa é uma evolução da atividade de inclusão social através do esporte feita pela secretaria nos primeiros cem dias do governo Renan Filho. A iniciativa se mostrou vitoriosa, muito eficaz e agora virou programa. Nas áreas mais vulneráveis, iremos agregar com uma atividade esportiva de inclusão social”, disse Malta.
“Com o tênis de mesa, através da Federação Alagoana e na convicção de que a CBTM é uma das confederações mais organizadas, que mais tem demonstrado preocupação com o social, queremos fazer de Alagoas um trabalho modelo de inclusão social”, completou.
A Copa Brasil, que se encerra neste domingo (5), no Colégio Santa Úrsula, ganhou elogios da secretária Claudia Petuba.
“É um evento muito bem organizado e de grande representatividade, com pessoas de diversas regiões. A CBTM demonstra que tem crescido muito em termos de organização. O governo estadual tem todo interesse em consolidar um calendário do esporte, em que eventos nacionais possam estar aqui em Alagoas”, afirmou Petuba, reforçando o interesse de realizar novas edições da competição em Maceió.
“É o primeiro evento deste ano e receberemos uma série de outros no próximo semestre. Tivemos uma orientação do governador para consolidar esse calendário”, explicou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br