Por CBTM
Na estreia, brasileiros derrubaram alemães favoritos de virada. Disputas individuais começam nesta quinta
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 8/7/2015
Humberto Manhani (292º colocado do ranking mundial) e Danilo Toma começaram muito bem a disputa da Universíade 2015, em Gwangju, na Coreia do Sul: nesta quarta-feira (8), os brasileiros venceram dois jogos pelo torneio de duplas masculinas e já chegaram às oitavas de final da competição.
No sábado (11), Manhani e Danilo voltarão à mesa para o próximo compromisso nas duplas. Os brasileiros terão adversários duros pela frente: os japoneses Masataka Morizono (28º) e Yuya Oshima (62º).
Nesta quarta, Manhani/Danilo tiveram uma estreia complicada, diante dos alemães Alexander Flemming/Ruwen Filus (32º). Após sair perdendo por 2 sets a 0, a dupla brasileira demonstrou um impressionante poder de reação para virar o jogo e fechar em 3 a 2, parciais de 2/11, 8/11, 11/6, 11/8 e 11/9.
Embalados, Manhani/Danilo enfrentaram na sequência os eslovacos Kristian Kobes (390º)/Jakub Figel e venceram com tranquilidade: 3 a 0 (11/3, 11/5 e 23/21).
“Os alemães eram bem favoritos, mas conseguimos uma importante vitória. Contra o Japão, esperamos conseguir jogar o nosso melhor, como fizemos contra Alemanha e Eslováquia, para tentarmos avançar às quartas”, afirmou Danilo.
Na chave de duplas femininas, Katia Kawai e Karin Sako acabaram eliminadas nos 64 avos de final. As brasileiras foram superadas pelas eslovacas Andrea Daubnerova/Barbora Balazova (85ª) por 3 a 0, parciais de 15/13, 11/8 e 11/6.
Nas duplas mistas, as duas parcerias brasileiras também caíram na primeira rodada, em jogos marcados pelo equilíbrio. Manhani/Katia não resistiram a Wong Ka Ho/Chung Sin Wing, de Hong Kong, sendo derrotados por 3 a 2 (12/14, 11/8, 6/11, 11/5 e 11/8). Já Danilo/Karin pararam nos malaios Dunley Foo/Ho Ying (477ª): 3 a 2 (13/11, 4/11, 11/9, 12/14 e 12/10).
As disputas individuais começam nesta quinta (9). Manhani está no Grupo 5, ao lado do nigeriano Bello Mohammed e do australiano Phi Nguyen. No 46, Toma jogará com o neozelandês Daniel Lowe, o norte-americano Nathaniel Chu e o australiano Benjamin Taylor.
No feminino, Katia caiu no Grupo 8, ao lado da japonesa Yuki Shoji (230ª), da mongol Jumdaan Enkhbat e de Tharindra Weerakoon, do Sri Lanka. Já Karin está no 13, com a tcheca Kristyna Mikulcova (302ª), a sul-coreana Yeongeun Lee e Chan Mei, de Hong Kong.
Danilo e Karin conquistaram suas vagas para a Universíade ao levarem os títulos individuais do Campeonato Brasileiro Universitário, disputado em abril, em São Paulo (SP). Já Manhani e Katia foram indicados pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) após a parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU).
O acordo viabilizou ainda a inclusão do tênis de mesa nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que serão disputados em Uberlândia (MG), de 16 a 18 de outubro. A CBTM fornecerá equipamentos, material, coordenação e arbitragem para a competição.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br