Por CBTM
Mikael Simon reforçou a reta final da preparação brasileira para o mais importante compromisso da temporada
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 13/7/2015
A seleção brasileira chegará em grande forma física para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, a partir do próximo domingo (19), em Toronto, no Canadá. Quem garante é Mikael Simon, preparador físico francês que faz parte da equipe multidisciplinar que acompanhou os atletas na reta final de treinamentos, em São Caetano do Sul (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).
Mika, como é conhecido, fez trabalhos específicos para cada um dos seis jogadores que defenderão o Brasil em Toronto: Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano e Thiago Monteiro, no masculino, e Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva, no feminino.
“Eles estão trabalhando muito bem, estão em grande forma. Não podemos dizer o que acontecerá na competição, mas é certo que eles estão em uma ótima condição para as disputas. Todos treinaram duro, estão se sentindo bem”, disse o preparador físico, que explicou as atividades desenvolvidas nas últimas semanas.
“Nessa reta final, trabalho mais com exercícios de velocidade e agilidade. Procuro ouvir a reação dos atletas para dosar a carga de trabalho. Próximo à competição, diminuo o volume de trabalho, mas mantenho a alta intensidade”, afirmou.
Mika já faz parte do dia a dia da seleção masculina permanente que treina em Ochsenhauen, na Alemanha. Assim, programou atividades especiais para as atletas, que encontra durante os training camps que acontecem ao longo do ano.
“Como na Alemanha trabalho com alguns dos brasileiros, estou dando continuidade ao que fizemos lá para colocá-los em boa forma para o Pan. Com as garotas, estou trabalhando muito também a dinâmica e a agilidade delas”, explicou.
A seleção contou com importantes reforços na reta final da preparação para o Pan. Durante a primeira semana de atividades, em São Caetano, estiveram presentes, além de Mika, o consultor internacional François Ducasse, renomado especialista em psicologia do esporte, e o sparring Chen Weixing, chinês naturalizado austríaco que já foi considerando um dos melhores jogadores defensivos do mundo.
No Rio de Janeiro, os oito dias de treinamento contaram com Michel Blondel, consultor internacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e ex-técnico da seleção francesa. A segunda etapa de atividades foi realizada na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), que foi muito elogiada.
“Foi a primeira vez que estivemos aqui no Rio. Tivemos tudo o que precisamos, foi perfeito para trabalhar. As condições são perfeitas”, avaliou Mika.
A seleção brasileira embarcará na quarta-feira (15) para Toronto, onde disputará a partir de domingo os torneios individuais e por equipes dos Jogos Pan-Americanos. A competição é a mais importante da temporada, já que classificará seus dois campeões para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br