Por CBTM
Mesatenista é o atual número um do Brasil no ranking mundial e estará em Toronto
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 15/7/2015
Para os atletas, quase tão importante quanto conquistar um título é dividir a alegria com amigos e familiares. Mas nem sempre foi fácil compartilhar estes momentos – que o diga Gustavo Tsuboi, que, em Toronto, no Canadá, irá para sua quarta participação em Jogos Pan-Americanos. A edição de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, deixou uma lembrança marcante no mesatenista paulista: a fila para utilizar a internet e mandar notícias para o Brasil.
“Em Santo Domingo, tudo era novidade para mim. Na época, não era como hoje, toda essa tecnologia avançada. Em termos de comunicação era um pouco mais difícil. Eu lembro que, na área comum do Brasil, todo mundo ficava na fila do computador para usar a internet, se comunicar com os familiares e amigos”, lembra Tsuboi.
Mas a fila tinha seu lado positivo: era a oportunidade de conhecer atletas de outras modalidades que também disputavam a competição.
“Era até legal porque você acaba conhecendo pessoas de outras modalidades. Tinha um limite de tempo, mas não tinha jeito, era esperar. Então envolvia todo mundo, lembro até que conheci o pessoal do beisebol”, conta o mesatenista, que tinha 18 anos na época.
Mais experiente, quatro anos depois, Gustavo guardou outras lembranças da edição realizada no Rio de Janeiro, em 2007.
“No Rio, foi uma situação especial, porque nunca tinha competido em um torneio desse porte em casa, então foi muito gostoso estar no ginásio com a torcida apoiando, gritando. Foi a primeira vez que joguei com tanta torcida a favor. A tietagem também foi grande, pessoal tirando foto, pedindo autógrafo, foi especial mesmo”, aponta o jogador.
Em 2014, Gustavo Tsuboi se transferiu para o Schwalbe Bergneustadt, equipe da primeira divisão da Liga Alemã, a segunda mais forte do mundo, atrás apenas da Liga Chinesa, e foi eleito a revelação da competição.
Ao lado de Hugo Calderano, ele conquistou a medalha de prata no torneio de duplas do Aberto do Qatar – o melhor resultado das Américas em um evento da série Super, a mais importante do Circuito Mundial.
Na disputa do Pan de Toronto, além de Tsuboi – melhor ranqueado do torneio e um dos favoritos - e Calderano, a equipe masculina contará com o experiente Thiago Monteiro. A seleção feminina será formada por Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva, sob o comando do técnico Hugo Hoyama.
As disputas de tênis de mesa, que terão torneios individuais e por equipes, começarão no próximo domingo (19) e irão até o dia 25. A competição é a mais importante da temporada, já que classificará os campeões individuais para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br