Por CBTM
Brasileiras vencem por 3 jogos a 0 e garantem liderança do Grupo A. Equipe masculina joga ainda neste domingo
Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 19/7/2015
A primeira parte da missão foi cumprida: a seleção feminina de tênis de mesa venceu neste domingo (19) seus dois confrontos pela fase de grupos e garantiu a classificação para as quartas de final do torneio por equipes. Agora, as brasileiras aguardam a definição das suas adversárias na etapa eliminatória, que terá início nesta segunda-feira (20).
Após bater o Peru por 3 jogos a 0 pela manhã, a seleção voltou à mesa nesta noite para enfrentar as cubanas. No jogo de abertura, Lin Gui (129ª colocada do ranking mundial) teve uma atuação sólida e derrotou Leisy Jiménez (333ª) por 3 sets a 0, parciais de 11/7, 11/9 e 12/10
Na sequência, Ligia Silva (178ª) fez valer a sua experiência para bater Idalys Lovet (452ª). A brasileira saiu atrás no placar, mas manteve a calma para virar e fechar em 3 a 1: 8/11, 11/9, 11/8 e 11/6.
“Sabia que não poderia vacilar nos pontos finais de cada set. Depois do primeiro, consegui manter a calma nos pontos decisivos. Todas nós estamos muito focadas. Fomos bem nesse aspecto hoje, foi um ponto muito positivo para todas”, afirmou Ligia.
Nas duplas, as brasileiras tiveram o duelo mais equilibrado da noite. Caroline Kumahara (154ª) e Ligia estiveram duas vezes em desvantagem contra Lisi Castillo (296ª) e Leisy Jiménez, mas demonstraram força para buscar a vitória por 3 a 2, parciais de 7/11, 11/6, 10/12, 11/8 e 11/6.
“No primeiro e no terceiro sets, a combinação não estava boa para mim. Acabei falhando na terceira bola e cometendo alguns erros. No quinto set, eu já estava mais esperta, então consegui me sair melhor. Foi um teste importante para nós”, avaliou Carol.
O técnico da seleção, Hugo Hoyama, aprovou o desempenho das suas comandadas no primeiro dia de competição.
“Foi dentro do esperado, não pelo resultado, mas pela forma como elas jogaram. Sabia que o começo de cada uma seria mais difícil por ser a estreia, mas todas foram bem. Dá motivação para que elas possam entrar bem nas quartas e se aproximar do nosso objetivo”, disse Hoyama, dono de 15 medalhas pan-americanas como jogador.
Briga pela classificação
No masculino, a seleção também estreou com vitória: 3 a 0 sobre o Equador. A equipe formada por Gustavo Tsuboi (55º), Hugo Calderano (76º) e Thiago Monteiro (141º) enfrentará logo mais, às 20h (de Brasília), os Estados Unidos, podendo já garantir a classificação para as quartas. Os norte-americanos terão Jimmy Butler (407º), Kanak Jha (399º) e Timothy Wang (302°).
Cada confronto por equipes é disputado em sistema de melhor de cinco partidas: dois jogos individuais, um de duplas e, caso necessário, mais dois de simples.
As disputas individuais, que classificarão os campeões individuais para os Jogos Olímpicos Rio 2016, começarão na quarta-feira (22).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br