Notícia

Pan 2015: Surpresos, brasileiros se motivam com presença e apoio da torcida

Por CBTM

20/07/2015 14h03


Canadenses lotaram as arquibancadas da arena no primeiro dia de disputas do tênis de mesa

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 20/7/2015

“Parece até que estamos na China (risos)”. A frase de Lin Gui define não só o clima da arena onde estão sendo disputados os torneios de tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, como também a alegria brasileira em sentir o apoio da calorosa torcida local, que lotou as arquibancadas neste domingo (19), primeiro dia da competição.

As disputas estão sendo realizadas em Markham, cidade vizinha a Toronto. Apesar da distância, a torcida esteve presente durante todo o dia e demonstrou empolgação a cada jogada de efeito nas quatro mesas do complexo.

“A torcida apoia muito, grita no meio do ponto. Foi muito bom. Fiquei surpresa”, disse Lin Gui, 129ª colocada do ranking mundial e estreante em Jogos Pan-Americanos.

Também disputando pela primeira vez a competição, Hugo Calderano (76º) reforçou o discurso da companheira de seleção.

“A atmosfera na arena está muito agradável para jogar. Tem muita gente assistindo e o pessoal está bem animado, torcendo. Esses são os momentos que gostamos no esporte. Treinamos tanto para que, num momento como esse, a gente possa se divertir. Viemos para ganhar, mas no fundo nos divertimos também”, afirmou.

Caroline Kumahara (154ª), que esteve no Pan de Gudalajara, no México, há quatro anos, a presença e a participação dos fãs justamente no evento mais importante da temporada são grandes fatores de motivação.

“Querendo ou não, é triste treinar muito, chegar a um torneio e ter a sensação de que você está jogando só para si mesma. Ter esse apoio é muito importante para nós. Por mais que atrapalhe às vezes, é melhor do que não ter ninguém (risos)”, disse, animada.

Atleta mais experiente da seleção, Thiago Monteiro (141º) estreou em Pan-Americanos justamente no Canadá, em 1999. Pelo que havia visto em Winnipeg na ocasião, o barulho das arquibancadas também o surpreendeu.

“Não sabemos o que vamos encontrar em cada Pan. Cada país vive a competição de uma forma diferente. O primeiro que joguei foi aqui e não teve tanta presença do público. Vim imaginando que poderia ser parecido, mas fiquei surpreso. É muito legal que venham e participem”, contou.

Estreia positiva

No primeiro dia de disputas do tênis de mesa no Pan, as seleções brasileiras venceram todos os seus confrontos e já garantiram classificação para as quartas de final por equipes. O time masculino venceu Estados Unidos e Equador, enquanto o feminino passou por Peru e Cuba.

As quartas serão disputadas nesta segunda-feira (20): a feminina está marcada para as 18h (de Brasília); a masculina será às 20h. Semis e finais estão programadas para terça (21).

As disputas individuais, que classificarão os campeões individuais para os Jogos Olímpicos Rio 2016, começarão na quarta-feira (22).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?