Notícia

Pan 2015: Estreantes, Calderano e Lin Gui passam no primeiro teste e miram crescimento

Por CBTM

20/07/2015 20h36


Mesatenistas brasileiros fecharam o primeiro de disputas em Toronto invictos

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 20/7/2015

Apesar de jovens, Hugo Calderano, 19 anos, e Lin Gui, 21, são atletas experientes e com importantes resultados internacionais. Neste domingo (19), no entanto, voltaram a ter o sabor de uma estreia ao disputarem suas primeiras partidas em Jogos Pan-Americanos. Superado o primeiro desafio, ambos esperam crescer ainda mais no evento de Toronto, no Canadá.

Lin Gui fez quatro partidas, saindo invicta e sem perder sets. Ela, inclusive, abriu a participação brasileira no Pan derrotando a peruana Angela Mori (396ª), naquele que, na sua visão, foi o jogo mais complicado do dia.

“No primeiro jogo, sempre há mais pressão. Nunca havia enfrentado ela, então estava um pouco ansiosa, mas, nos finais de set, consegui me superar para vencer. Segurei a bola na mesa e consegui fazê-la errar”, analisou.

No mesmo confronto, ao lado de Ligia Silva (178º), derrotou Janina Nieto (511ª) e Gabriela Soto (464ª). Mais tarde, bateu a cubana Leisy Jiménez (333ª).

“No primeiro dia, todos estavam sentindo um pouco o nervosismo, é normal. Deu para me ambientar, conhecer o ginásio e a torcida, que me surpreendeu pela presença e pelo barulho”, disse Lin Gui.

Já Calderano teve pela frente um recente algoz em sua estreia. Após ser superado pelo equatoriano Alberto Mino (212º) nas quartas de final da Copa Latino-Americana, no fim de maio, em Cuba, o brasileiro se preparou bem para o confronto no Pan.

“Por conta do último jogo, entrei bem preparado e muito focado. Sabia como tinha de jogar com ele. O Mino coloca muita pressão nas primeiras bolas”, disse Calderano, que venceu a partida por 3 sets a 1.

Diante dos Estados Unidos, Calderano derrotou Kanak Jha (399º), de apenas 15 anos, por 3 a 0.

“Já deu para entrar no clima do Pan. Chegamos três dias antes do início da competição para nos aclimatarmos na Vila. É muito legal passar esse tempo na Vila (dos Atletas), convivendo com atletas de outras modalidades”, completou.

As duas seleções voltam à mesa nesta segunda-feira (20) pelas quartas de final por equipes – se vencerem, já garantem ao menos o bronze. Lin Gui, Ligia e Caroline Kumahara (154ª) enfrentarão as colombianas Paula Medina (237ª), Lady Ruano (258ª) e Angie Umbacia (502ª), às 18h (de Brasília).

Já Calderano, Gustavo Tsuboi (55º) e Thiago Monteiro (141º) duelarão com os chilenos Felipe Olivares (311º), Gustavo Gómez (430º) e Manuel Moya (440º), às 20h.

Cada confronto por equipes é disputado em sistema de melhor de cinco partidas: dois jogos individuais, um de duplas e, caso necessário, mais dois de simples.

As disputas individuais, que classificarão os campeões individuais para os Jogos Olímpicos Rio 2016, começarão na quarta-feira (22).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?