Notícia

Pan 2015: Seleção feminina vai à semi e garante sua terceira medalha na história

Por CBTM

20/07/2015 23h18


Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva batem a Colômbia nas quartas e podem conquistar feito inédito nesta terça

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 20/7/2015

Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva garantiram nesta segunda-feira (20) ao menos a medalha de bronze por equipes nas disputas de tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Com uma grande exibição, as brasileiras derrotaram a Colômbia por 3 jogos a 0 e avançaram às semifinais da competição.

A seleção feminina já levou outras duas medalhas em Jogos Pan-Americanos, ambas de bronze e por equipes, em Havana/1991 e Winnipeg/1999. Esta última contou com a participação de Ligia, que fazia sua estreia na competição.

As brasileiras duelarão nesta terça (21), às 11h (de Brasília), com a equipe porto-riquenha, formada por Adriana Díaz (179ª), Melanie Díaz (346ª) e Carelyn Cordero (327ª), por uma inédita vaga na decisão. Os dois países fizeram a decisão do Campeonato Latino-Americano deste ano, realizado em Buenos Aires, na Argentina, com vitória verde e amarela.

A final por equipes do Pan está marcada para as 18h desta terça. O vencedor de Brasil x Porto Rico terá pela frente Estados Unidos ou Canadá.

Após a vitória desta segunda, a brasileiras demonstraram um discurso afinado: o primeiro objetivo foi alcançado, mas todas acreditam que podem ir além.

“Viemos para brigar pelo ouro, achamos que temos nível para isso. Tirar o peso de já ter garantido uma medalha é positivo. Esperamos jogar um pouco mais soltas, mas com o mesmo foco. Vamos estudar de uma forma saudável o jogo delas para estarmos preparadas”, disse Carol, em sintonia com Ligia.

“A medalha era nosso objetivo e estamos muito contentes, mas não satisfeitas. Tiramos um peso, mas vamos em busca de mais. Respeitamos, conhecemos as adversárias e vamos buscar essa final”, emendou a amazonense radicada em Santos (SP).

Para Lin Gui, as porto-riquenhas tentarão pressionar no duelo nesta terça. No entanto, a brasileira garantiu que a equipe está preparada para lidar com a situação.

“Elas virão com tudo para cima, acho que soltarão o braço. Trabalhamos com essa pressão por muito tempo. Não podemos nos sentir satisfeitas, temos de seguir lutando. Vamos acalmar um pouco a cabeça para chegarmos bem amanhã", projetou.

O técnico Hugo Hoyama, dono de 15 medalhas pan-americanas como jogador, aprovou a atuação de suas comandadas.

“Esperava uma atuação como essa. A preparação que fizemos e a forma como elas vinham jogando mostravam que isso poderia acontecer. Isso é muito legal, dá ainda mais motivação para amanhã”, disse.

O jogo

Lin Gui (129ª colocada do ranking mundial) abriu o confronto contra as colombianas com uma sólida atuação diante de Lady Ruano (258ª). A brasileira se manteve durante toda a partida à frente do placar, fechando em 3 sets a 0, parciais de 11/6, 11/5 e 11/3.

Na sequência, Carol (154ª) teve uma partida mais equilibrada, em que demonstrou sua capacidade nos momentos decisivos. Diante de Paula Medina (237ª), a paulista se impôs na reta final dos sets e venceu por 3 a 0 (12/10, 11/7 e 11/6).

Lin Gui e Ligia Silva (178ª) formaram a dupla brasileira que garantiu a classificação. No duelo contra Lady Ruano/Angie Umbacia (502ª), mais uma vitória em sets diretos, parciais de 11/7, 11/9 e 11/6.

Masculino na briga

Ainda nesta segunda, às 20h, será a vez da seleção masculina ir à mesa pelas quartas de final. Gustavo Tsuboi (55º), Hugo Calderano (76º) e Thiago Monteiro (141º) duelarão com os chilenos Felipe Olivares (311º), Gustavo Gómez (430º) e Manuel Moya (440º), às 20h.

Cada confronto por equipes é disputado em sistema de melhor de cinco partidas: dois jogos individuais, um de duplas e, caso necessário, mais dois de simples.

As disputas individuais, que classificarão os campeões individuais para os Jogos Olímpicos Rio 2016, começarão na quarta-feira (22).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?