Notícia

Pan 2015: Seleção masculina completa dobradinha e também avança às semis

Por CBTM

21/07/2015 02h00


Após vaga no feminino, brasileiros passam pelo Chile e já garantem segunda medalha no tênis de mesa. Campeões saem nesta terça

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 20/7/2015

Em Toronto, no Canadá, a seleção masculina de tênis de mesa subirá pela oitava vez seguida ao pódio dos Jogos Pan-Americanos. Nesta segunda-feira (20), os brasileiros venceram o Chile por 3 jogos a 0 nas quartas de final, avançaram às semis e, de quebra, garantiram ao menos a medalha de bronze por equipes.

Mais cedo, a seleção feminina também havia feito sua parte ao superar a Colômbia por 3 a 0 e chegar às semifinais, colocando fim ao jejum de 16 anos sem medalhas no Pan – a última havia sido o bronze por equipes, em 1999. As brasileiras disputarão a vaga na final com Porto Rico, nesta terça-feira (21), às 11h (de Brasília).

Para se credenciar à disputa do seu sétimo título – já foi campeã em 1983, 1987, 1991, 1995, 2007 e 2011, além de bronze em 1999 –, a seleção masculina terá pela frente o anfitrião Canadá na semifinal. A partida está marcada para as 13h. A decisão acontecerá às 20h10.

Apesar de já ter o bronze garantido, a seleção mantém seu foco apenas no duelo contra os canadenses, que terão Eugene Wang (58º), Pierre-Luc Theriault (318º) e Marko Medjugorac (858º).

“Pela experiência que temos, conhecendo quem iremos enfrentar, as cartas estão na mesa. Nossa equipe vem brigar pelo ouro, isso não é segredo para ninguém, mas sabemos que as outras estão jogando bem. Numa semifinal contra a equipe da casa, temos de seguir evoluindo para buscar nosso objetivo”, afirmou Thiago.

A torcida local compareceu em bom número nos dois primeiros dias de competição e demonstrou grande apoio às seleções canadenses. O ambiente, no entanto, não intimida Calderano – pelo contrário, irá até empurrá-lo na mesa.

“Agora, vamos pensar só no jogo de amanhã. Vamos para o ouro. Será muito legal pegar a energia do público, mesmo que seja contra nós. É divertido, como já disse outras vezes. É muito legal viver esses momentos”, disse.

Segundo o técnico Jean-René Mounie, os brasileiros estão prontos para a semifinal.

“Será um jogo muito duro. O Wang tem um nível bem alto, joga na primeira divisão da França, então o conheço bem. O Theriault também está na segunda divisão francesa. Sabemos que será um jogo difícil, mas temos as ferramentas para conseguir um bom desempenho”, projetou.

O jogo

Calderano (76º colocado do ranking mundial) teve um duelo duro na partida de abertura do confronto com os chilenos. Contra Felipe Olivares (311º), o carioca de 19 anos, que disputa seu primeiro Pan, conseguiu a vitória apenas no quinto set: 3 a 2, parciais de 11/8, 10/12, 11/7, 8/11 e 11/8.

Em seguida, Tsuboi (55º) começou bem, viu o rival crescer e soube retomar o controle da partida para vencer. No fim, 3 a 1 (11/4, 10/12, 11/9 e 114) sobre Manuel Moya (440º).

“Entramos hoje com uma atitude mais agressiva, buscando o resultado com mais convicção. O time todo estava mais ativo, buscando a iniciativa. Tivemos situações perigosas, mas, como estávamos preparados, conseguimos administrar bem e lidar com isso”, avaliou Tsuboi.

O paulista seguiu na mesa para o duelo de duplas. Tsuboi e Thiago Monteiro (141º) saíram atrás, mas logo cresceram na partida para derrotarem Moya e Gustavo Gómez (430º) por 3 sets a 1, parciais de 6/11, 11/3, 11/5 e 11/7.

“No começo, estávamos nos encontrando e eles jogaram bem o saque/recepção. A partir do momento em que achamos a solução, passamos a controlar a maior parte dos pontos. Isso é importante, crescer a cada jogo”, avaliou Thiago.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?