Por CBTM
Preparação mental é destacada por atletas e treinador antes da semifinal contra Porto Rico
Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 21/7/2015
A alegria de recolocar a seleção feminina no pódio dos Jogos Pan-Americanos era visível após as quartas de final, mas Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva querem mais. Em busca de uma final inédita em Toronto, no Canadá, as brasileiras não se deixam levar pela empolgação e já traçaram a estratégia para as semifinais: manter a calma e a concentração.
Nesta segunda-feira (20), a seleção derrotou a Colômbia por 3 jogos a 0 e avançou à briga por uma vaga na decisão. De quebra, garantiu ao menos o bronze, feito alcançando pela equipe feminina apenas duas vezes, em 1991 e 1999. As adversárias na semifinal serão as porto-riquenhas, nesta terça (21), às 11h (de Brasília).
Segundo o técnico Hugo Hoyama, dono de 15 medalhas pan-americanas, o foco até a semifinal estará na preparação mental.
“Teremos uma conversa que será importante, para passar a elas que não precisam mudar nada no que estão fazendo até aqui. Se elas jogarem 80% do que sabem, com a confiança que estão apresentando, a chance de um resultado positivo é muito grande”, disse o treinador.
“Elas são novas, mas muito experientes. Sabem muito bem lidar com isso. Precisam entrar pensando ponto a ponto, vibrando bastante, para que esse favoritismo possa se refletir na mesa”, completou.
As atletas concordam com Hoyama. Não à toa, são unânimes em afirmar que a concentração tem sido decisiva até aqui no Pan.
“Hoje, era inevitável um nervosismo, mas também havia uma pressão sobre as colombianas. Há quatro anos, havíamos perdido para elas nas quartas, então não deixa de ser uma revanche. Viemos com tudo para ganhar. Nos momentos difíceis, seguimos muito fortes e sólidas. Depois de tanto treino e foco, isso fez a diferença. Elas não resistiram em alguns pontos decisivos e tiramos proveito disso”, disse Carol.
“Acho que estávamos mais preparadas do que elas para os momentos difíceis. Estávamos muito firmes, não demos chances. Quando falhávamos, já corrigíamos imediatamente. Mostramos o nosso nível”, emendou Lin Gui.
Caso avance à final, a seleção feminina disputará pela primeira vez o ouro por equipes. A decisão está marcada para as 18h.
No masculino, os brasileiros, hexacampeões da competição, também estão nas semifinais. Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano e Thiago Monteiro enfrentarão o Canadá, às 13h. A final será disputada às 20h10.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br