Por CBTM
Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva vencem Porto Rico e disputarão a inédita final contra os Estados Unidos nesta noite
Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 21/7/2015
Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva escreveram nesta terça-feira (21), em Toronto, no Canadá, mais um importante capítulo da história do tênis de mesa brasileiro. A seleção feminina derrotou Porto Rico por 3 jogos a 1 e, pela primeira vez, disputará uma final de Jogos Pan-Americanos.
Até então, os bronzes por equipes conquistados em Havana/1991 e Winnipeg/1999 eram os melhores resultados femininos na competição. As rivais na inédita decisão serão as norte-americanas, que, nas semifinais, passaram pelo Canadá por 3 a 0. O confronto será disputado ainda nesta terça, às 18h (de Brasília).
Para o técnico Hugo Hoyama, a final promete ser marcado pelo equilíbrio, dada a força do time dos Estados Unidos, formado por três chinesas: Lily Zhang (94ª colocada do ranking mundial), Zheng Jiaqi e Wu Yue.
“Mais um grande passo foi dado. Estou muito confiante nas meninas, vamos enfrentar as norte-americanas de igual para igual. Até a final, vamos conversar muito para manter o mesmo foco, a mesma concentração. Será um jogo duro, mas confio muito nelas”, disse o treinador, dono de 15 medalhas pan-americanas como jogador.
As atletas também apostam em um duelo muito disputado na final, mas acreditam que podem chegar ao ouro.
“A equipe norte-americana é muito forte, mas não tivemos muitas oportunidades de jogar contra elas. Já enfrentei algumas vezes a Lily, mas há muito tempo não jogamos. Independentemente disso, vamos bater de frente e buscar esse ouro”, disse a brasileira, em sintonia com Ligia Silva, a mais experiente do time.
“Até a hora do jogo, vou procurar passar tranquilidade para elas. Nossa ambição é brigar pelo ouro e vamos lutar muito por isso. Não chegamos aqui à toa, fizemos por merecer”, emendou a amazonense radicada em Santos (SP).
A seleção feminina chegou à decisão com uma campanha invicta. Antes de bater Porto Rico, passou por Cuba e Peru na fase de grupos; nas quartas, eliminou a Colômbia – todos por 3 a 0.
O confronto
Lin Gui (129ª) abriu o confronto com uma partida muito equilibrada contra Adriana Díaz (179ª). A brasileira largou na frente, viu a rival virar e levou a decisão para o quinto e último set. A porto-riquenha, no entanto, saiu vitoriosa, parciais de 7/11, 11/9, 11/7, 4/11 e 13/11.
Na sequência, Carol (154ª) empatou o duelo ao derrotar Melanie Díaz (346ª), em mais uma partida disputada. A brasileira se sobressaiu nos momentos decisivos dos sets e fechou em 3 a 1 (11/6, 5/11, 11/9 e 11/7).
Nas duplas, Lin Gui e Ligia Silva (178ª) mostraram estar com a parceria afinada: praticamente sem dar chances a Melanie Díaz e Carelyn Cordero (327ª), venceram em sets diretos (11/8, 11/8 e 11/5) e deixaram a seleção a uma vitória da final.
“Tive uma vantagem grande no primeiro jogo, mas acabei perdendo. Foi uma lição importante para entrar ainda mais focada nas duplas. Não demos chances e conseguimos uma boa vitória”, analisou Lin Gui.
Carol teve a responsabilidade de fechar o confronto e não decepcionou: com uma atuação sólida, especialmente nos pontos finais, derrotou Carelyn por 3 a 0, parciais de 11/8, 11/9 e 12/10, e garantiu o Brasil na decisão.
Briga no masculino
Logo mais, às 13h, a seleção masculina disputará a semifinal por equipes contra o Canadá. Gustavo Tsuboi (55º), Hugo Calderano (76º) e Thiago Monteiro (141º) terão pela frente os anfitriões Eugene Wang (58º), Pierre-Luc Theriault (318º) e Marko Medjugorac (858º). Caso avancem, jogarão a final contra os vencedores do duelo entre Porto Rico e Paraguai, às 20h10.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br