Notícia

Pan 2015: Seleção masculina bate anfitriões e buscará sétimo título por equipes

Por CBTM

21/07/2015 19h18


Brasileiros vencem Canadá por 3 a 0 e enfrentarão o Paraguai na final desta terça

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 21/7/2015

A seleção masculina de tênis de mesa completou a dobradinha brasileira ao repetir o feito da feminina e também alcançar a final por equipes dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano e Thiago Monteiro superaram nesta terça-feira (21) a pressão da animada torcida local, venceram o time da casa por 3 jogos a 0 e se credenciaram para brigar pelo histórico sétimo ouro na categoria.

Os rivais na decisão, que será disputada nesta noite, às 20h10 (de Brasília), serão os paraguaios Marcelo Aguirre (241º colocado do ranking mundial), Alejandro Toranzos (517º) e Axel Gavilán (562º), que bateram Porto Rico na outra semifinal.

Caso conquiste o título, a seleção masculina igualará os desempenhos de 1983, 1987, 1991, 1995, 2007 e 2011, quando também conquistou o ouro por equipes. Tsuboi e Thiago, inclusive, estiveram presentes nas duas últimas. O time brasileiro soma ainda um bronze em 1999.

O técnico Jean-René Mounie destacou a postura mental de seus comandados no confronto – principalmente no primeiro jogo, em que Calderano saiu perdendo, mas buscou a virada contra o número um canadense, Eugene Wang.

“O time esteve muito bem hoje na parte mental. Estou muito satisfeito com a equipe e espero que eles possam seguir assim para dar esse último passo”, disse Mounie.

Thiago, que busca sua sétima medalha pan-americana, foi outro a destacar a força psicológica da equipe brasileira.

“O fato de o Hugo ter vencido o primeiro jogo nos deixou em uma situação muito boa. Era um adversário difícil, que poderia vencer seus dois jogos. E havia também uma vantagem psicológica: jogamos mais soltos, enquanto eles ficam mais travados. As coisas caminharam bem para nós. Agora é descansar um pouco antes da final”, afirmou.

Pouco antes da vitória masculina, a seleção feminina havia derrotado Porto Rico por 3 jogos a 1, também chegando à decisão. As adversárias de Lin Gui (129ª), Caroline Kumahara (154ª) e Ligia Silva (178ª) serão as norte-americanas Lily Zhang (94ª colocada do ranking mundial), Zheng Jiaqi e Wu Yue, às 18h.

O confronto

Calderano (76º) abriu o confronto com uma grande atuação diante de Wang (58º). O brasileiro perdeu o primeiro set, mas buscou forças para virar o jogo, decidido apenas na quinta parcial: 7/11, 11/4, 11/9, 8/11 e 11/5.

“Meus ataques foram seguros e fortes. Foi algo muito importante para mim”, avaliou Calderano.

Tsuboi (55º) foi à mesa em seguida e também teve dificuldades diante de Pierre-Luc Theriault (318º). O canadense levou a primeira parcial, mas viu o paulista reagir de imediato, fechando em 3 a 1 (5/11, 11/6, 11/6 e 11/5).

Nas duplas, Tsuboi e Thiago (141º) não foram ameaçados por Theriault/Marko Medjugorac (858º). Os brasileiros dominaram todo o jogo e venceram em sets diretos, parciais de 11/6, 11/7 e 11/7.

“Nos últimos torneios, não vínhamos jogando juntos, acabamos perdendo alguns automatismos, mas nada como um jogo após o outro para evoluirmos”, projetou Thiago.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?