Notícia

Pan 2015: Após medalhas por equipes, brasileiros já pensam no individual

Por CBTM

22/07/2015 13h18


Disputas de simples classificarão os campeões masculino e feminino para o Rio 2016

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 22/7/2015

A comemoração pelas duas medalhas conquistadas nesta terça-feira (21) nas disputas por equipes dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá – ouro, no masculino, e prata, no feminino – foi curta. As seleções brasileiras de tênis de mesa já estão focadas nas disputas individuais, que terão início na manhã desta quarta (22) e classificarão seus dois campeões para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Nos torneios de simples, os 40 atletas de cada naipe são divididos em dez grupos de quatro. Os dois primeiros de cada chave avançam às fases eliminatórias, que irão até o próximo sábado (25).

Após disputar pela primeira vez uma final feminina em Pan-Americanos, a seleção formada por Lin Gui (129ª colocada do ranking mundial), Caroline Kumahara (154ª) e Ligia Silva (178ª) já voltou suas atenções para o individual.

“Fizemos história, estou muito feliz com isso. Mas hoje é um outro dia, já começará o individual. Vamos virar a página, colocar os pés no chão e começar a caminhar de novo”, disse Lin Gui.

Caroline Kumahara (154ª) tem um fator a mais de motivação: no segundo jogo da decisão contra o Estados Unidos, esteve muito próxima de vencer a cabeça de chave número um da competição, Lily Zhang (94ª). A brasileira chegou a ter um match point, mas a rival contou com lances de sorte nos pontos finais para levar a vitória.

“Foi muito bom ter conseguido jogar de igual para igual com ela, pois é uma jogadora forte. Por outro lado, não posso pensar que, só porque fiz um jogo duro, tenho grandes chances. Antes disso, tem o grupo, as fases eliminatórias. É para ver como algo positivo, mas vou manter a calma e pensar jogo a jogo”, afirmou Carol.

No masculino, o discurso de Gustavo Tsuboi (55º), Hugo Calderano (76º) e Thiago Monteiro (141º) também passa longe da euforia.

“Curtimos a medalha ontem. Dormimos, acordamos e agora é o individual. Isso também faz parte dos meus objetivos aqui. Vamos por etapas. A primeira foi concluída com sucesso. Eu me preparei bem para estar aqui e espero crescer jogo a jogo para chegar aonde espero”, projetou Thiago.

Confira os duelos dos brasileiros no primeiro dia de disputas do individual (horários de Brasília):

GRUPO C – FEMININO
Lin Gui x Angela Mori (PER) – 11h45
Lin Gui x Camila Arguelles (ARG) – 21h30

GRUPO E – FEMININO
Caroline Kumahara x Roxy González (VEN) – 12h30
Caroline Kumahara x Carelyn Cordero (PUR) – 22h15

GRUPO F – FEMINNO
Ligia Silva x Idalys Lovet (CUB) – 12h30
Ligia Silva x Paulina Veja (CHI) – 22h15

GRUPO A – MASCULINO
Gustavo Tsuboi x Geovanny Coello (EQU) – 17h

GRUPO B – MASCULINO
Hugo Calderano x Jimmy Butler (EUA) – 17h45

GRUPO D – MASCULINO
Thiago Monteiro x Manuel Moya (CHI) – 17h45

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?