Notícia

Pan 2015: À vontade em Toronto, ‘veterano’ Hugo Calderano aposta no foco para brilhar

Por CBTM

23/07/2015 22h46


Campeão por equipes, mesatenista de 19 anos alia alegria e concentração na sua estreia

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 23/7/2015

Quem encontra Hugo Calderano pode duvidar que, em Toronto, no Canadá, faz a sua estreia em Jogos Pan-Americanos. De tão à vontade, o mesatenista de 19 anos parece um veterano na competição. A experiência também aparece em seu discurso: se, por um lado, tem se sentido muito bem no evento, por outro, garante estar mais focado do que nunca.

“Estou me sentindo muito bem aqui. Acho que estou jogando cada vez melhor. Espero que continue nessa progressão. Estou à vontade, jogando solto, mas firme e muito concentrado, focado nos meus objetivos”, afirmou.

A fórmula tem dado certo até aqui. Na conquista do ouro por equipes, ao lado de Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro, Calderano abriu todos os confrontos e saiu invicto, derrotando, entre outros, o canadense Eugene Wang, segundo cabeça de chave no individual, e o equatoriano Alberto Mino, para quem havia perdido há dois meses na Copa Latino-Americana.

“Se eu estiver jogando um evento no Brasil ou o Pan, tenho que exigir o máximo do meu foco. Não sinto essa coisa de ser um evento importante. Claro que há algum nervosismo a mais, mas essas coisas não me abalam. Pelo contrário, até me fazem jogar melhor”, disse o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, no ano passado.

No torneio de simples, que classificará o campeão para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o carioca também começou bem. Depois de contar com a desistência do norte-americano Jimmy Butler na primeira rodada, venceu com tranquilidade o chileno Felipe Olivares por 4 sets a 0 (11/8, 11/8, 11/9 e 12/10).

Nesta sexta-feira (24), às 11h (de Brasília), encerrará sua participação na fase de grupos contra o dominicano Isaac Vila (719º).

“Fiz um bom jogo hoje na minha estreia. Ontem, fiz um treino pequeno, só para manter o ritmo. Consegui me recuperar bem da competição por equipes, meu corpo já está inteiro. Agora é manter esse mesmo patamar, tanto no foco quando no físico”, disse o mesatenista de 19 anos.

Ainda no masculino, Tsuboi enfrentará ainda nesta quinta (23), às 22h15, o canadense Marko Medjugorac. Já classificado para as oitavas, Thiago irá à mesa na sexta, às 11h, para o duelo com o peruano Johan Chávez (625º).

A competição irá até sábado (25), quando serão disputadas quartas, semis e final.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?